ELEIÇÃO 2026: RUI COSTA E JAQUES WAGNER LIDERAM CORRIDA AO SENADO PELO BAHIA

Levantamento aponta que partido pode ficar com as duas vagas em jogo no próximo ano; confira os números
Quinta-feira, (31) de julho de 2025
Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Bahia Notícias e divulgada nesta quinta-feira (31), revela o favoritismo do PT na disputa pelas duas vagas da Bahia no Senado nas eleições de 2026. Segundo o levantamento, os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner, ambos do PT, aparecem com ampla vantagem sobre os possíveis adversários nos dois cenários estimulados.

Os entrevistados puderam apontar até dois nomes para o Senado e no primeiro cenário, o atual senador e ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa lidera com 44,5% das intenções de voto, seguido pelo senador Jaques Wagner, com 34,4%.

Na terceira posição está o ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro João Roma (PL), que tem 23,8%. Na sequência aparecem o atual senador e provável candidato à reeleição Angelo Coronel (PSD), com 13,4%, e os deputados federais Márcio Marinho (Republicanos), 7%, e Adolfo Viana (PSDB), 6,0%.

Ainda neste cenário, o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) tem 4,8% e o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), anota 4,6%. Votos em branco, nulos ou nenhum somam 14,9%, e os indecisos são 6,6%.

Segundo cenário
No segundo cenário, sem o nome de Angelo Coronel na disputa, Rui Costa amplia sua vantagem, alcançando 45,7% das intenções de voto. Jaques Wagner aparece com 35,7%, e João Roma chega a 24,6%.

Márcio Marinho oscila para cima, alcançando 8,9%, seguido por Adolfo Viana, com 7,3%, Marcelo Nilo, 6,4%, e Zé Cocá, 4,8%. Votos em branco, nulos ou nenhum chegam a 15,3%, e os indecisos somam 7%.

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a taxa de indecisos chega a 87,3%. Entre os citados de forma espontânea, Jaques Wagner lidera com 1,8%, seguido por Rui Costa, que tem 1,4%. Otto Alencar (PSD), que é senador com mandato até 2030, anota 1,1% e ACM Neto (União Brasil), provável candidato ao governo do estado, aparece com 0,9%.

A pesquisa ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios baianos entre os dias 25 e 29 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário