GRUPO DE PESQUISA DA UNIVASF PARTICIPA DE PESQUISA INTERNACIONAL PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Terça-feira, 03 de Julho de 2018
O grupo de pesquisa Ecologia, Conservação e Manejo da Entomofauna do Semiárido Nordestino (Ecoments), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participa de um consórcio internacional de pesquisadores para melhorar a sustentabilidade da produção intensiva de frutas no Brasil. O projeto é intitulado “Sustainable Fruit farming in the Caatinga: managing ecosystem service trade-offs as agriculture intensifies” (Sufica) e entrou em vigência em maio de 2018 e vai até março de 2021.

O objetivo do projeto é aumentar a competitividade e a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. Para isso, serão feitas pesquisas de ponta sobre serviços ecossistêmicos agrícolas e biodiversidade. As inovações testadas no projeto serão desenvolvidas em fazendas de fruticultura intensiva da região e pretendem envolver toda a cadeia produtiva, desde agricultores, empresas internacionais de fornecimento de frutas até um supermercado no Reino Unido.

Para isso, serão testados serviços ambientais em fazendas de uva, manga e maracujá da região. Serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos são benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente e que estão associados à existência e às funções dos ecossistemas. O Sufica irá trabalhar com serviços de polinização, armazenamento de carbono e regulação do fluxo de água, entre outros, com o intuito de gerar benefícios ambientais e lucratividade por meio de um melhor rendimento, qualidade dos frutos e redução dos insumos.

O Sufica é liderado pela University East Anglia (UEA), do Reino Unido e financiado pela “Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica” (CONICYT) do Chile e pelo “Fondo Newton-Picarte”, que financia projetos científicos de cooperação internacional entre Chile e Reino Unido. Também participarão da pesquisa a equipe do Ecoments, liderado pela professora Vinina Ferreira, do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf; Lúcia Kiill, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Patrícia Rebouças e Kátia Siqueira, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Fabiana Silva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Lynn Dicks, da UEA; e Eduardo Arellano, da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC).

De acordo com Vinina, o projeto é importante por estabelecer parcerias e gerar a internacionalização de pesquisas e a aprovação de projetos com fontes de financiamento externas. “O Sufica irá estabelecer ferramentas de pesquisa necessárias para monitorar e melhorar continuamente a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos em fazendas no Vale do São Francisco, combinando os benefícios do crescimento agrícola e da proteção ambiental”, afirma a professora. 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário