HEXA, HEPTA E BI: CRUZEIRO SE ISOLA COMO MAIOR VENCEDOR DA COPA DO BRASIL E DOS ANOS 2000

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
O Cruzeiro é hexacampeão da Copa do Brasil! Depois de vencer o Corinthians por 1 a 0 na ida, o time de Mano Menezes superou novamente os paulistas nesta quarta-feira, fora de casa, por 2 a 1, em duelo marcado por participação decisiva do VAR (árbitro de vídeo). Apesar de ter entrado em campo em vantagem, a Raposa não teve vida fácil na arena Corinthians. O time abriu o placar no primeiro tempo, mas os paulistas empataram nos minutos iniciais da segunda etapa, de pênalti, e tiveram um gol anulado aos 24 minutos (ambos os lances com árbitro de vídeo). O Cruzeiro só foi respirar aliviado quando Arrascaeta marcou o segundo gol - e que golaço -, aos 34 minutos. O torcedor celeste pode comemorar! O clube é, agora, isoladamente o que mais vezes ergueu o troféu da competição.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo começou muito truncado. Para se ter uma ideia, aos 20 minutos o árbitro Wagner do Nascimento já tinha marcado 15 faltas e distribuído dois cartões amarelos. E, em jogos estudados, os erros podem ser fatais. Aos 27 minutos, Léo Santos bobeou pela direita, perdeu a bola para Rafinha, que tocou para Barcos na entrada da área. O centroavante limpou para o meio, bateu na trave, e viu a bola sobrar caprichosamente nos pés de Robinho, que estufou as redes com um chute de primeira. Mesmo com o gol, a partida seguiu muito estudado, e as duas principais oportunidades foram em bolas aéreas. Aos 33, Dedé aproveitou cruzamento de Thiago Neves e cabeceou muito forte na trave de Cassío. Dois minutos depois, foi a vez do alvinegro Henrique assustar pelo alto. Ele aproveitou cobrança de Jadson para testar sozinho, mas a bola passou raspando a trave da meta defendida por Fábio. Os primeiros 45 minutos terminaram mesmo com o placar magro.

SEGUNDO TEMPO
O Corinthians a essa altura precisava de uma virada para levar a decisão para os pênaltis, até por isso começou em cima. Logo aos 7 minutos, depois de muita polêmica e uso do VAR, o árbitro Wagner do Nascimento marcou pênalti de Thiago Neves em Ralf, e a cobrança foi convertida por Jadson. Na primeira metade dos 45 minutos finais, a única chance da Raposa foi com Léo, aos 15, em chute defendido por Cássio praticamente em cima da linha. Aos 24, um susto para o time cruzeirense. Pedrinho acertou a gaveta de Fábio em um arremate quase do meio-campo, mas, novamente com o auxílio do árbitro de vídeo, Wagner do Nascimento anulou o que seria o segundo gol do Corinthians. A partir daí os paulistas não conseguiram mais levar perigo a Fábio, e, aos 36 minutos, Arrascaeta, que foi acionado por Mano durante a segunda etapa, marcou um golaço para dar números finais à partida e garantir o hexacampeonato celeste.

Hexa
Com a taça deste ano, o Cruzeiro deixou o Grêmio para trás e se isolou como o time que mais vezes ganhou a Copa do Brasil. São seis conquistas: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Em seguida está o Grêmio, com cinco (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). Com três troféus aparecem Corinthians (1995, 2002 e 2009), Flamengo (1990, 2006 e 2013) e Palmeiras (1998, 2012 e 2015).

Bi
O título de 2018 provocou outra marca histórica. Pela primeira vez, desde que a Copa do Brasil foi criada, em 1989, uma equipe levantou o troféu de campeão em duas edições seguidas. Antes, apenas o Grêmio havia tido a chance de atingir a marca. Campeão em 1994, o Tricolor gaúcho perdeu a final de 1995 para o Corinthians.

Hepta
Com o troféu deste ano, o Cruzeiro chegou a sete conquistas da elite nacional nos anos 2000. Nenhum outro clube ganhou tantas taças de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil no período. A Raposa superou justamente o Corinthians, adversário da final deste ano. Nos anos 2000, o clube celeste tem agora quatro conquistas da Copa do Brasil (2000, 2003, 2017 e 2018) e duas do Brasileirão (2013 e 2014).

Por Rodrigo Fonseca — de Belo Horizonte

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário