COMEÇOU EM PETROLINA NESTA QUARTA-FEIRA (26) A 26ª FENAGRI

Quinta-feira, 26 de maio de 2016
Começou na noite desta quarta-feira (26) a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). Na abertura o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, e representantes da Câmara de Vereadores, da Câmara de Fruticultura, do Sindicato de Agricultura Familiar (Sintraf), dos Bancos parceiros, da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal falaram da importância do evento.

A coordenadora de comercialização da Fenagri 2016, Nelbe Feire, destacou o volume dos estandes da agricultura familiar e a importância da participação do produtor na Feira. “Só da Agricultura Familiar nós temos 40 estandes e temos a esperança que a Feira sirva para aquecer o mercado”, disse.

Durante os quatro dias de programação, um seminário sobre legislação e agroindústria do Vale do São Francisco abordará as bases legais para a expansão de mercado; quatro minicursos de alimentos nativos ensinarão aos visitantes a elaborar licor, doces e sorvetes regionais; enquanto, em outros espaços da Fenagri 2016, estarão a Vila da Agricultura Familiar e o Encontro de Negócios, que espera movimentar R$ 5 milhões com acordos comerciais entre agricultores familiares e supermercados da região.

O produtor Newton Matsumoto, explicou que a irrigação é o grande responsável pela pujança na agricultura regional.“De fato petrolina é o maior Oásis no Sertão e é a irrigação que transforma a seca em riqueza, graças a Deus Petrolina trabalha o mercado interno e exportação. A Fenagri expressa essa virtude do Vale do São Francisco, que através da irrigação podemos transformar a seca na riqueza, nossa preocupação é fazer com que os produtores aplique as tecnologias e possam ser mais eficientes, principalmente no uso da água”, destacou.

A Fenagri se consolidou nos últimos 26 anos como a principal vitrine do agronegócio do país, segundo a organização, porque concentra todas as categorias do segmento. O vice-prefeito de Juazeiro, irmão Francisco prestigiou o evento, representando o prefeito Isaac Carvalho. “Estamos numa região geograficamente privilegiada por Deus, banhados pelo rio da Integração Nacional e nos trouxe a honra de sermos produtores das mais belas e deliciosas frutas”.

A PL que tramita em Brasília, será uma oportunidade de o agricultor movimentar ainda mais o agronegócio no país. O agricultor renegociando as suas dívidas ganhará um desconto, do pequeno até o maior, de 95% do valor até 40%. O agricultor também será beneficiado com a retirada de multas, juros e correção, tudo que incidir. A MP não apenas beneficia o produtor rural, mas também o comércio, o setor de serviços. Quando o Governo dá a carência de quatro anos para o agricultor renegociar as dívidas, o dinheiro girará no comércio. Essa MP dá duas oportunidades de quitação de débito com descontos de até 95% ou de renegociar. 

O secretário nacional de Agricultura, José Rodrigues Doria, esteve representando o Ministro da Integração nacional, e parabenizou o evento. “Vou levar para outros lugares o exemplo daqui, estudos atestam que daqui uns anos a irrigação será responsável por 80% da produção agrícola do país”.

Para encerrar a primeira noite da Feira, a abertura do evento, o prefeito de Petrolina Julio Lossio destacou como Petrolina sabe enfrentar a crise, já que é uma cidade exportadora. “Na crise nós temos duas saídas, uma é a gente se recolher e esperar morrer e a outra é a gente ir para rua, ir para frente, se animar e colocar as coisas para funcionar. Quando o Brasil está mal, Petrolina está bem porque é uma cidade exportadora, então quando o dólar sobe um pouquinho injeta em Petrolina, três vezes mais do que em outros anos, por isso é uma cidade dinâmica (...) a Fenagri está grande, está forte”, concluiu.

A 26ª Fenagri acontece no pátio de eventos do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Realizada pela Prefeitura de Petrolina, Câmara de Fruticultura e Sindicato da Agricultura Familiar, a programação inclui o seminário ‘Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado’, minicursos, Encontro de Negócios e a Vila da Agricultura Familiar. Para a exposição de produtos e serviços a Fenagri 2016, dispõe de uma área com 10 mil metros quadrados. Serão quatro dias de evento.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525
Com informações da GRFM

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário