DETRAN-BA REALIZA AÇÕES DENTRO E FORA DOS CIRCUITOS DO CARNAVAL

Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), seguindo o que já fez nos últimos anos, montou um posto especial de atendimento ao cidadão durante o Carnaval 2016. A estrutura principal fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, funcionando 24 horas por dia até terça-feira (9), em um dos principais circuitos da festa, o Barra-Ondina. Além de informações e orientações referentes ao comportamento no trânsito, são oferecidos aos foliões serviços para solicitação de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o diretor do Detran, Maurício Bacelar, as atividades específicas do Carnaval foram iniciadas ante da festa começar. "O Detran [atua] fiscalizando e educando. Nosso trabalho começou antes do Carnaval quando fizemos vistoria de trios e capacitação de motoristas". De acordo com ele, durante a folia, o trabalho começa bem cedo, fazendo inspeção para tirar veículos do circuito.

Grande procura
Coordenando os trabalhos no posto de atendimento, Maria Rosane ressalta a importância do serviço itinerante neste período. "É bom que as pessoas nos procurem para que, no momento de blitz, não sejam autuadas. A procura do posto está sendo grande e é importante que estejamos assim perto da festa". O motociclista Gilmar Miranda procurou o posto do Detran para solicitar a segunda vida da Carteira de Habilitação e foi orientado sobre a melhor forma de obter o novo documento. "Eu perdi a minha habilitação e vou solicitar pelo site, é mais rápido. Esse posto [ajudou a] resolver meu problema", disse.

'De boa no trânsito'
Para o período de folia, o Detran preparou a campanha 'Fique de boa no Carnaval - Se beber, não dirija', realiza ações educativas nos principais circuitos da festa. Uma das novidades das ações é o etilômetro educativo. Foliões são convidados a soprarem o equipamento apenas para verificar o consumo de bebida alcoólica e reforçar que não devem combinar a ingestão de bebida alcoólica com direção de veículo.

O diretor do Detran explica que o trabalho do departamento durante o Carnaval não fica restrito aos circuitos. "Nossas equipes estão em toda a cidade, fiscalizando para que retiremos de circulação veículos e motoristas que não estejam devidamente habilitados, tudo para que tenhamos um Carnaval 'numa' boa".

Nas blitzes realizadas durante a folia, assim como nos demais períodos do ano, são feitas análises da documentação de veículos e de condutores, além da verificação dos equipamentos de segurança e condições do carro. Em dias de Carnaval, as infrações mais frequentes são excesso de passageiros, crianças sem a cadeirinha de segurança, motociclistas usando sandálias e recusa em fazer o teste do etilômetro.

Por Zé Carlos Borges
Com informações do Secom Bahia

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário