NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS POLICIAIS MILITARES ENVOLVIDOS NO CASO DO PROFESSOR DA UNIVASF

Terça-feira, 01 de dezembro de 2015
Vivemos no Estado democrático de Direito, mas não sabemos ouvir o contraditório. A parte contrária deve ser a última a ser ouvida, depois que exercitamos o nosso pré-julgamento, depois que fizermos os nossos juízos de valor, depois que execramos, depois do escárnio, depois da sarjeta, depois da lama. Poderia ser diferente, se ao menos quiséssemos respeitar o outro como a nós mesmos.

No dia 28/11 o professor Nilton Almeida foi abordado por Policiais Militares que no cumprimento do estrito dever, inclusive para promover o bem estar do professor, realizou uma abordagem corriqueira. Durante todo o processo de abordagem tudo transcorria normalmente até que ao ser interpelado sobre o documento do veículo que o professor Nilton Almeida utilizava, percebeu-se que o mesmo estava sem a documentação devida, portanto como todo e qualquer cidadão, o seu veículo seria apreendido.

Foi o bastante para o professor perder a calma e começar desacatar os policiais, se exaltando ao ponto de chamar atenção dos transeuntes. Será que era isso mesmo que o professor Nilton Almeida queria? 

Ao ser levado para a delegacia o mesmo na presença do seu advogado, em momento algum alegou qualquer injúria racial ou que tenha sido agredido com tapas (o normal é a vítima realizar o exame de corpo delito).

Causa muita estranheza toda circunstância do fato, um professor universitário que sabe dos seus direitos e deveres, não portar documentos obrigatórios, ser agredido e não recorrer a um exame de praxe.

Não se sabe de certo o que gerou todo desentedimento entre os Policiais Militares e o professor Nilton Almeida. Devemos prezar sempre pelo bom atendimento ao cidadão, como também devemos ter a reciprocidade do cidadão.

ASPRA BAHIA sempre firmes em defender a Justiça e a Liberdade!

Por Zé Carlos Borges, com informações ASPRA BAHIA

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

3 comentários:

  1. Agora a culpa é da vítima! Me poupe. Fui casada mais de 10 anos com um policial que foi da Rocam e pelo amor de Deus eu sei de tudo que acontece, principalmente das coisas erradas. Das propinas, inclusive dos comandantes em favorecimento próprio. Das torturas dentro das viaturas. Enrolar a mão com pano p poder bater. Bater na cabeça q o couro cabeludo encobre alguns hematomas. Parcerias q acontecem com comerciantes para cobrir determinados pontos comerciais e os ditos policiais receberem por isso. E os do trânsito? Só passa pelas abordagens se tiver errado, se pagar. O dito cujo policial chegava muitas vezes com mais troco que moto taxi e contando as suas famosas abordagens torturais. Não são todos, tem exceções, mas a culpa vem desde o curso de formação. O meu dito policial no seu curso arranca mato como forma de treinamento, almoça na chuva e ficava preso fim de semana porque não conseguia amarrar o cadarço do coturno em tempo hábil. Como conseguir formar policiais coerentes e sãs? Nunca. Saem de lá revoltados, querendo pegar o primeiro negro q ousar falar mais alto que ele, apesar dele, ser negro também.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a ASPRA cumprindo seu papel, defendendo os policiais em toda e qualquer situação, estando errados ou não!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a ASPRA.Defendendo nossos policiais.

    ResponderExcluir