CASA NOVA: UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES NA BAHIA PROPÕE NOVOS ITENS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

“No Nordeste tem de tudo e, o que não tem, a gente inventa”, declara o agricultor familiar Antônio Borges Barreto, 63 anos, presidente da União das Associações dos Trabalhadores Rurais Casanovenses da Economia Solidária (Uates), do município de Casa Nova (BA). E no intuito de criar um novo item para o cardápio da alimentação escolar da localidade, a Uates promove uma degustação nesta sexta-feira (20), na Colônia de Pescadores de Casa Nova (centro da cidade). Entre a lista de convidados estão diretores de escola, pais, autoridades, nutricionistas, crianças, além de representantes da Associação de Comércio, do Conselho de Segurança Alimentar e da Secretaria de Educação.

Entre as novidades que serão apresentadas estão os sucos de acerola com laranja e salada de fruta, pão de batata doce com queijo, bolo de batata doce, pão de queijo de tapioca, bolo de pé de moleque, bolo de rapadura, bolo de cenoura, pão de queijo com cenoura, bolo de abóbora, bolo de banana integral, biscoito integral com gergelim e semente de linhaça e pão de farinha integral com gergelim. “Quanto mais colocarmos nossos produtos nas escolas, vamos zelar pelo meio ambiente e pela saúde das crianças. Além de podemos mostrar os valores do que a gente produz aos mais jovens”, salienta Antônio.

A União das Associações vende em feiras, por encomenda e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal, fornecendo itens para escolas dos municípios de Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Curaçá e Uauá. “A nossa missão é agregar valor aos produtos, gerar emprego e renda e manter o produtor no campo”, destaca Antônio.

O Pnae incentiva a elaboração de cardápios nas escolas, com receitas regionais. O presidente da Uates diz que a ideia é incluir também a umbuzada nos próximos projetos. A bebida, típica do Nordeste, é preparada a partir do cozimento do umbu, misturado com leite e açúcar. “Com isso, vamos ajudar os extrativistas que plantam umbu e oferecer às crianças como um iogurte”, explica.

Uates
O agricultor conta que sempre gostou de trabalhar com a comunidade, tanto que em 1990 criou a Associação da Fazenda de Santarém com 36 famílias associadas. Entre 2004 e 2007, participaram de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Formação de Estoques. Ao perceber que outras famílias e associações precisavam de ajuda para participar de programas e se desenvolver economicamente, Antônio fundou a Uates que, atualmente, conta com 16 associações, beneficiando 600 famílias de agricultores familiares.

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário