Segunda-feira, (19) de janeiro de 2026
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi pioneiro na saúde do Vale do São Francisco ao realizar, com sucesso, uma cirurgia obstétrica de alta complexidade. Pela primeira vez na região, uma paciente foi submetida a uma cesariana associada à retirada do útero, com remoção parcial e correção da bexiga, que havia sido invadida pela placenta, utilizando técnicas minimamente invasivas para cateterização e oclusão temporária das artérias uterinas.
A cirurgia envolveu um trabalho integrado e multiprofissional, com a participação de médicos das especialidades de obstetrícia, anestesiologia, pediatria, cirurgia geral, urologia e radiologia intervencionista, além de enfermeiros, técnicos e equipe de suporte complementar. O bebê nasceu na 34ª semanas de gestação e recebeu assistência imediata da equipe neonatal, seguindo todos os protocolos de segurança.
Um dos médicos responsáveis pelo procedimento, Álvaro Pacheco, coordenador do serviço de Obstetrícia do HRJ, explica que a cirurgia foi extremamente complexa e exigiu planejamento detalhado, além de coordenação entre várias especialidades. “O sucesso do procedimento demonstra a preparação da equipe e a capacidade do Hospital Regional de Juazeiro em realizar intervenções de alta complexidade com segurança e excelência”, afirmou.
Após evolução clínica satisfatória, a paciente Paloma Medeiros, de 38 anos, recebeu alta hospitalar, junto com o seu bebê, ambos em bom estado de saúde. “Fui muito bem recebida pela equipe. Desde então, passei a confiar em todos para a realização da cirurgia. O sentimento é de satisfação. Estou muito feliz e agradeço a toda a equipe por ter salvado a minha vida e a do meu filho”, destacou.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.

