Segunda-feira, (05) de janeiro de 2026
O ex-deputado federal Josias Gomes tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), na manhã desta sexta-feira (2.01), em solenidade realizada no gabinete da Presidência, em razão do período de férias coletivas do Tribunal. Josias assume a vaga do conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, que faleceu em 15 de setembro de 2024.
Como parte do protocolo, o secretário de Processos do Tribunal, Luciano Chaves de Farias, leu o Termo de Posse, tendo, em seguida, o conselheiro-presidente, Marcus Presidio, desejado ao recém-empossado colega uma trajetória de sucesso. “Josias Gomes será bem acolhido pelos membros e servidores desta Casa, e tenho a certeza de que contribuirá no que for possível para melhorar a fiscalização e ajudar o Estado a melhorar as políticas públicas desse povo sofrido, que precisa da nossa Casa, dos nossos serviços”, ressaltou.
Em sua fala, Josias Gomes disse que pretende contribuir em todos os pontos necessários para o aperfeiçoamento da Corte de Contas baiana, e deixou claro que muito precisará da colaboração dos seus pares nesta nova fase. “Eu conheço os conselheiros do TCE/BA e por eles tenho profundo respeito. Vou precisar muito de vocês nesse primeiro momento, porque é como eu já disse: na política, nós caminhamos com muita facilidade devido ao tempo de rodagem que a gente tem. Porém aqui... eu estou chegando agora. E confesso que estou engatinhando. Portanto vou precisar aprender muito com o apoio de vocês”, afirmou.
Também presente à solenidade, o conselheiro Gildásio Penedo Filho, recém-eleito presidente do TCE/BA para o mandato 2026/2027, ressaltou que a recomposição plena do TCE/BA, com a recente chegada do conselheiro Josias Gomes, cumpre o mandamento constitucional e dá a tranquilidade necessária à Corte de Contas baiana para restabelecer a normalidade dos seus trabalhos. E ainda destacou que a vasta experiência política e administrativa de Josias muito contribuirá para o bom funcionamento do pleno do Tribunal. “A experiência de Josias dá a todos nós a certeza da tranquilidade da sua atuação nesta corte. Ele traz, portanto, todas as qualidades necessárias ao bom desempenho. A experiência de Vossa Excelência no parlamento muito ajudará na formação dos nossos convencimentos, trazendo o discernimento necessário e o equilíbrio para o enfrentamento das contas”, pontuou.
Como forma de municiar o novo colega com os saberes do TCE/BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo forneceu a Josias Gomes conteúdos institucionais para fazer o seu dever de casa. Muito agradecido, o novo conselheiro recebeu do presidente do Instituto Rui Barbosa os exemplares dos Manuais de Auditoria Financeira, Operacional e de Conformidade, a Revista Brasileira de Auditoria do Setor Público e as Normas Brasileiras de Auditoria. Ao entregar os volumes, Inaldo Araújo explicou: “Esta é uma Casa de normas. E é preciso aprender sobre normas para seguirmos no bom controle. Espero que esse conhecimento lhe sirva para entender melhor o universo das contas. Seja muito bem-vindo”, disse o conselheiro. O presidente Marcus Presidio completou a cessão de livros com mais dois importantes conteúdos: o Código de Ética do TCE/BA e o Relatório de Gestão 2022-2025
Impossibilitada de comparecer à cerimônia de posse, a conselheira Carolina Matos enviou ao novo conselheiro uma orquídea, com uma mensagem de boas-vindas e votos de uma trajetória de sucesso no novo cargo público. Finalizando a cerimônia, o presidente Marcus Presidio fez uma ligação de vídeo para o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, que desejou ao conselheiro Josias Gomes muito sucesso e um profícuo trabalho em prol do controle das contas públicas.
A posse contou ainda com a presença da esposa do conselheiro Josias Gomes, Cecília Pereira da Silva; dos filhos Pedro Igor Gomes, Maria Elisa Gomes e Letícia Raquel Gomes; do conselheiro Otto Filho; do chefe de gabinete da Presidência, Ricardo Ravazzano; do secretário de Controle Externo, José Raimundo Bastos de Aguiar; do chefe da Assessoria Técnico-Jurídica, Wendel Régis Ramos; do secretário de Administração e Finanças, Mario Silva; do chefe da Assistência Militar, Anildo Batista; do assessor de gabinete Juraci Manoel de Carvalho e de Dauro Rodrigues Nogueira, assessor de Josias Gomes.
CONSELHEIRO JOSIAS GOMES / RESUMO BIOGRÁFICO
Josias Gomes se formou em agronomia pela Universidade Federal da Paraíba em 1980, tendo sido líder estudantil, presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Agrárias. Esteve no Partido dos Trabalhadores desde os primeiros movimentos que culminaram na sua fundação. Participou da primeira campanha de filiação, no ano de 1980, quando ainda era estudante de agronomia. Exerceu diversas funções de direção no PT nos estados onde militou politicamente. Em Rondônia, foi secretário de organização entre 1983/84 e secretário-geral entre 1985 e 1987. Passou ainda pela Secretaria de Planejamento do Governo de Rondônia, sendo conduzido pela primeira bancada parlamentar petista na Assembleia Legislativa de Rondônia à função de vice-diretor-geral da Casa. Chegou à Bahia em 1989, pela região cacaueira, onde participou da coordenação da campanha presidencial de Lula. Em 1997, assumiu a Secretaria Geral do PT no Estado. Dois anos depois, em 1999, foi eleito presidente do PT da Bahia. Em 2001, nas primeiras eleições diretas do PT, foi reeleito presidente estadual, ainda no primeiro turno. Em 2002, elegeu-se deputado federal para a legislatura 2003-2007. Josias Gomes também foi secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia do governo Rui Costa (2015-2019). Em 2024, foi um dos signatários da PEC do fim da escala 6x1.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.
