BOLSONARO É INTIMADO POR OFICIAL DE JUSTIÇA COM AVAL DO STF APÓS FAZER LIVE EM QUARTO DE UTI

Outros réus do 'núcleo 1' já foram intimados, mas STF aguardava para notificar Bolsonaro em razão da cirurgia recente. Na terça, Bolsonaro fez live direto do hospital em Brasília.
Quarta-feira, (23) de abril de 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou ao vivo de uma live com os filhos na noite de terça-feira (23), diretamente da UTI de um hospital em Brasília, onde está internado. A transmissão, que durou cerca de duas horas, contou com a presença do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet e teve como objetivo divulgar um capacete de grafeno comercializado por uma empresa associada à família Bolsonaro. Com informações de Bela Megale, em O Globo.

A iniciativa gerou reações no entorno do inelegível. Assessores e aliados do ex-presidente consideraram a participação um erro estratégico, avaliando que ele deveria ter priorizado sua recuperação em vez de se envolver em ações de marketing político e comercial durante a internação.

A exposição pública teve impacto direto nas investigações em curso. Após a live, o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que a aparição de Bolsonaro “demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje [quarta-feira]”. 

A Corte determinou sua notificação oficial no âmbito do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado, concedendo um prazo de cinco dias para a apresentação de sua defesa. Segundo relatos, Bolsonaro se exaltou ao ser intimado por uma oficial de Justiça, questionando se ela tinha “ciência de que ele estava em uma UTI”.

A transmissão, conduzida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi realizada pelo YouTube e contou com as participações do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que entrou por vídeo dos Estados Unidos.

Apesar de o canal de Flávio ter mais de 650 mil inscritos, a live não chegou a mil espectadores simultâneos. Quando foi encerrada, apenas 783 pessoas assistiam ao conteúdo. Na manhã desta quarta-feira (24), o vídeo acumulava pouco mais de 16 mil visualizações.

Com forte apelo promocional, a transmissão focou na divulgação de um capacete de grafeno, produto comercializado por uma empresa da qual Jair e Flávio Bolsonaro são sócios.

Nos bastidores, aliados do ex-presidente criticaram o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, por ter determinado a citação judicial mesmo com Bolsonaro internado. No entanto, muitos reconhecem que a decisão de participar da live enfraqueceu o argumento de que ele estaria inapto a receber a intimação.

Veja o documento assinado

Mandado assinado por Jair Bolsonaro no quarto de UTI do hospital DF Star, em Brasília — Foto: STF/Reprodução


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário