Alterações ocorrem no comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica, marcando novo ciclo de gestão integrada e técnica na SSP
Segunda-feira, (24) de março de 2025
O Governador Jerônimo Rodrigues anunciou mudanças no comando das Forças de Segurança, nesta segunda-feira (24), em coletiva de imprensa, na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em Salvador. A renovação consolida um novo ciclo de liderança comprometido com a valorização do mérito, a experiência operacional e a qualificação técnica. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOEBA), desta terça-feira (25).
“Agradeço aos nossos antecessores por esses dois anos de companhia e atuação efetiva na segurança pública. É natural que mudanças aconteçam para oxigenar o trabalho. Os novos dirigentes chegam com respaldo técnico, experiência acumulada e credibilidade interna, prontos para impulsionar políticas de segurança mais modernas, articuladas e eficazes para a sociedade baiana”, declarou o governador.
Na Polícia Militar, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assume o posto de comandante-geral, sucedendo o coronel Paulo Coutinho. Com uma trajetória que se iniciou como soldado da corporação, o novo comandante é reconhecido por sua sólida formação multidisciplinar, experiência no campo das ações táticas e passagens relevantes pela Secretaria da Segurança Pública, incluindo a área de Inteligência. Magalhães conta com amplo respeito entre praças e oficiais, sendo visto como um líder acessível, ético e estrategista. O novo subcomandante-geral é o coronel Antônio do Nascimento Lopes, oficial com vasta experiência administrativa e operacional, conhecido por sua integridade e competência técnica.
Na Polícia Civil, o delegado André Augusto de Mendonça Viana foi nomeado delegado-geral, sucedendo a delegada Heloísa Brito. Com mais de duas décadas na corporação, Viana é cursado em Operações Especiais e atuou em diversas áreas investigativas, com destaque para sua liderança à frente da então Coordenadoria de Operações Especiais (COE), atual Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), uma das unidades táticas mais respeitadas do país. Ele terá como delegada-geral adjunta, a experiente Márcia Pereira dos Santos, ex-diretora do DRACO, referência nacional no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, com destacada atuação em redes estratégicas como a ENCCLA e a Rede Recupera.
No Corpo de Bombeiros, a liderança passa agora para o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes, que sucede o coronel Adson Marchesini no comando da corporação. Com formação sólida, vasta experiência operacional e atuação destacada na capital e na Região Metropolitana de Salvador, o novo comandante reúne atributos técnicos e sensibilidade institucional para conduzir o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), diante dos desafios contemporâneos da proteção civil e do socorro público. Sua trajetória inclui missões internacionais, atuação como gestor logístico e instrutor em diversas áreas de formação de bombeiros.
No Departamento de Polícia Técnica, o perito criminal Osvaldo Silva assume como diretor-geral, no lugar da perita Ana Cecília Bandeira. Mestre em administração pública e especialista em segurança pública, direito e ciências criminais, Osvaldo tem longa experiência como perito oficial, gestor e professor. Atuou no planejamento de grandes eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e ocupou cargos estratégicos na Secretaria da Segurança Pública. Sua liderança promete modernizar a gestão pericial, fortalecer a inteligência forense e valorizar os profissionais da área técnico-científica.
“Os esforços continuarão para que possamos intensificar o enfrentamento e a diminuição dos índices criminais no nosso estado. Confiamos a nossa missão a esses novos dirigentes, que tenho certeza, se dedicarão ao máximo para proteger e servir o cidadão baiano”, destacou Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.
Confira a relação abaixo:
- Comandante-geral da PM: Antônio Carlos Silva Magalhães substitui Paulo José Reis de Azevedo Coutinho
- Subcomandante-geral da PM: Antônio Nascimento Lopes substitui Nilton Cézar Machado Espíndola
- Delegado-geral da PC: André Augusto de Mendonça Viana substitui Heloísa Campos de Brito
- Delegada-geral adjunta da PC: Márcia Pereira dos Santos substitui Elaine Nogueira da Silva
- Comandante-geral dos Bombeiros: Aloísio Mascarenhas Fernandes substitui Adson Marchesine
- Subcomandante-geral dos Bombeiros: José Antônio Reis substitui Jorge Eduardo Piauhy De Araújo
- Diretor-geral do DPT: Osvaldo Silva substitui Ana Cecília Cardoso Bandeira
- Diretor-geral adjunto do DPT: Maurício Mendes substitui Zidalva de Souza Moraes
Conheça novos gestores
Comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães (esq) e subcomandante-geral da PMBA, coronel Antônio do Nascimento Lopes — Foto: Joá Souza/GOVBA |
Com uma trajetória iniciada como soldado na PM, o novo comandante-geral, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, é reconhecido pela formação multidisciplinar, experiência no campo das ações táticas e passagens relevantes pela SSP-BA, incluindo a área de Inteligência.
Já o novo subcomandante-geral, coronel Antônio do Nascimento Lopes, tem vasta experiência administrativa e operacional, conhecido pela integridade e competência técnica.
Delegado-geral da Polícia Civil, André Augusto de Mendonça Viana (esq) e delegada-geral adjunta, Márcia Pereira dos Santos (dir) — Foto: Joá Souza/GOVBA |
Com mais de duas décadas na corporação, o novo delegado-geral da PC, André Augusto de Mendonça Viana, é cursado em Operações Especiais e atuou em diversas áreas investigativas, com destaque para liderança à frente da então Coe, atual Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), uma das unidades táticas mais respeitadas do país.
Ex-diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), a nova delegada-geral adjunta, Márcia Pereira dos Santos, é referência nacional no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, com destacada atuação em redes estratégicas.
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes (esq) e subcomandante, coronel BM José Antônio de Araújo Reis — Foto: Joá Souza/GOVBA |
Comandante-geral dos Bombeiros, o coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes também tem vasta experiência operacional e atuação destacada na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com missões internacionais, atuação como gestor logístico e instrutor em diversas áreas de formação de bombeiros.
Diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, perito Osvaldo Silva (esq) e diretor-geral adjunto, perito Maurício dos Santos Mendes — Foto: Joá Souza/GOVBA |
Novo líder do DPT, o perito criminal Osvaldo Silva é mestre em administração pública e especialista em segurança pública, direito e ciências criminais, com longa experiência como perito oficial, gestor e professor. Ao longo da carreira, atuou no planejamento de grandes eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e ocupou cargos estratégicos na SSP-BA.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.