Terça-feira, (10) de setembro de 2024
Operação Agno prende três pessoas acusadas de homicídio de comerciante — Foto: Divulgação/MP-BA |
De acordo com a SSP, os alvos formavam uma organização criminosa com o objetivo de dominar o mercado, e eliminar a concorrência no comércio de água e de gás de cozinha (GLP) na região.
Além dos três presos desta terça-feira, outras três pessoas, entre elas dois policiais civis, foram apontados como envolvidos em extorsão mediante sequestro contra o comerciante. A prática teria sido aplicada quase dois meses antes da morte, segundo a investigação. Os policiais foram afastados das funções pela Justiça a pedido do MPBA. As denúncias tramitam sob sigilo.
As investigações apontaram que a vítima foi levada por policiais civis e mantida em cárcere nas dependências da Delegacia de Polícia de Santo Estevão até o pagamento da quantia de R$ 2 mil.
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os nomes dos presos não foram divulgados.
Além das prisões, realizadas nos municípios de Salvador, Simões Filho e Salinas da Margarida, foram cumpridos também, pelas equipes do Gaeco e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) da SSP, quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Feira de Santana, Santo Estevão e Salinas da Margarida .
Celulares, documentos, armas e munição foram apreendidos durante a ação. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Santo Estevão.