APÓS REPERCUSSÃO, IRMÃO DO TRÁFICANTE MARCINHO VP DO COMANDO VERMELHO DO RIO DE JANEIRO É AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DO PSDB

Em 2022, Cristiano concorreu a deputado estadual pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e teve pouco mais de 16 mil votos, o que lhe deixou como suplente. Cristiano Santos já foi preso em 2006, acusado de associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Quinta-feira, (05) de fevereiro de 2026
O ex-vereador Cristiano Santos Hermógenes, que havia assumido o diretório do PSDB em Belford Roxo (RJ), foi destituído do cargo nesta terça-feira (3), após vir à tona seu parentesco com o traficante Marcinho VP, um dos líderes da facção Comando Vermelho. Cristiano estava à frente do órgão partidário desde janeiro deste ano, conforme noticiado pelo portal Metrópoles e confirmado pelo GLOBO junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas redes sociais, Cristiano exibe uma série de encontros recentes com o deputado federal Luciano Vieira (PSDB-RJ), que assumiu o comando do diretório estadual do PSDB no fim de 2025. Após as reportagens sobre o laço familiar de Cristiano, o partido dissolveu o diretório de Belford Roxo.

O caso gerou desgaste a Vieira, que vinha buscando aval do partido para se lançar candidato ao Senado. O apoio do PSDB também é disputado, na eleição deste ano, pelos grupos do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), e do governador Cláudio Castro (PL).

Vieira alegou que não tinha conhecimento de que Cristiano era irmão de Marcinho VP, que está preso desde 1996 por ligação com homicídios e com o tráfico de drogas. Cristiano também é tio do rapper Oruam, que passou a ser considerado foragido nesta semana após a Justiça apontar sucessivas violações de tornozeleira eletrônica.

Antes de ser alçado ao posto de dirigente do PSDB na Baixada Fluminense, Cristiano já havia sido vereador em Belford Roxo, entre 2016 e 2020. À época, ele fez oposição ao então prefeito Waguinho (Republicanos), mas se aliou ao antigo adversário na eleição municipal de 2024. Na ocasião, Cristiano lançou o filho, Cristian Santos, como candidato a vereador pelo Republicanos, mas ele não se elegeu.

Desde então, como mostrou reportagem da revista Veja no ano passado, Cristiano emplacou parentes e aliados na prefeitura de São João de Meriti, sob a gestão do prefeito Léo Vieira, irmão de Luciano Vieira. O filho, Cristian, foi nomeado "assessor de segurança institucional" na secretaria municipal de Governo, em junho de 2025.

Outro que ganhou cargo foi Wagner Turques, ex-subsecretário de Saúde na gestão de Waguinho em Belford Roxo, e que agora é subsecretário da Secretaria de Atenção aos Idosos em São João de Meriti. Nas redes sociais, Turques tem uma série de publicações nas quais demonstra amizade com o irmão de Marcinho VP.

Em 2022, um adversário de Cristiano pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) que negasse o seu registro de candidatura a deputado estadual. Na ocasião, Cristiano concorreu pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e teve pouco mais de 16 mil votos, o que lhe deixou como suplente. A impugnação da candidatura alegava que Cristiano era "notoriamente associado a facção criminosa" e que buscava "galgar os degraus do poder público para favorecer a mesma".

Antes do PSDB, Cristiano tentou concorrer à Prefeitura de Belford Roxo
Apesar da reviravolta recente, Cristiano já faz parte da cena política em Belford Roxo há algum tempo. Ele já participou de cinco eleições e, em 2016, foi eleito vereador do município pelo antigo PTB. Nas eleições municipais seguintes, o irmão de Marcinho VP mudou de sigla, foi para o PL e tentou concorrer à prefeitura.

Ele recebeu cerca de 12% dos votos e, além de perder nas urnas para Waguinho (MDB), teve sua candidatura na mira da Justiça Eleitoral.

Em 2022, Cristiano foi candidato a deputado estadual, novamente pelo PL, mas não conseguiu a vaga. Em meados dos anos 2000, o empresário chegou a ser preso por acusações de envolvimento com o tráfico no Complexo do Alemão.
Cristiano Santos (à direita), que é irmão de Marcinho VP, ao lado do deputado federal Luciano Vieira, presidente do diretório do PSDB no Rio — Foto: Reprodução/Redes sociais
Com informações do “Metrópoles”.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário