QUINZE CABEÇAS DE GADO MORREM APÓS SEREM ATINGIDAS POR RAIO DURANTE TEMPORAL

Quarta-feira, (21) de janeiro de 2026
Pelo menos 15 bovinos morreram após serem atingidos por um raio na tarde do último domingo (18), em uma propriedade rural localizada no povoado de Alegre, a cerca de 20 quilômetros do centro de Brejolândia, no oeste da Bahia.

O incidente aconteceu durante um forte temporal, acompanhado de ventos intensos, que atingiu a região da Bacia do Rio Corrente.

De acordo com informações apuradas, a descarga elétrica atingiu diretamente os animais que estavam no pasto, causando a morte imediata de vacas e bezerros. Um dos bovinos atingidos sobreviveu, mas apresenta problemas de saúde e segue sendo acompanhado.

O caso gerou prejuízo significativo para o produtor rural e acendeu um alerta para pecuaristas da região, já que houve aumento na incidência de raios no oeste baiano nas últimas semanas, especialmente durante períodos de chuva intensa.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o proprietário dos gados enfrenta dificuldades para a retirada dos animais mortos do local. Isto porque será necessário o uso de maquinários e equipamentos adequados para o enterramento, já que o número de animais é elevado.

A Adab acompanha a situação e orienta produtores rurais a redobrar os cuidados durante temporais, buscando medidas preventivas para reduzir riscos ao rebanho, especialmente em áreas abertas e sem proteção contra descargas elétricas.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário