Quinta-feira, (15) de janeiro de 2026
![]() |
| Operação prende sete pessoas e apreende quatro armas na Bahia — Foto: Ascom/PC-BA |
Segundo a Polícia Civil (PC), a ação, batizada de "Operação Legado", é uma resposta a dois homicídios ocorridos no município nos últimos dias. As vítimas são o soldado da Polícia Militar (PM) Eduardo César do Nascimento Filho, de 43 anos, e Iago Lima Silva, de 22 anos.
Entre os presos, seis tinham mandados de prisão em aberto, por crimes como tentativa de homicídio e violência doméstica. Já o sétimo, um jovem de 25 anos, foi capturado em flagrante por posse ilegal de arma e tráfico de drogas.
Os nomes dos investigados não foram divulgados, mas eles não têm relação com caso do PM. Já um suspeito de matar Iago foi localizado. O adolescente foi apreendido durante a operação, por determinação da Justiça.
Também foram cumpridos sete mandados de busca domiciliar. Além da arma encontrada com o suspeito flagranteado, uma pistola e duas espingardas foram apreendidas.
Conforme a PC, o nome "Operação Legado" faz referência à história do policial militar Eduardo César. Ele foi morto no dia 9 de janeiro, enquanto atendia uma ocorrência registrada no município.
Relembre a morte do PM
Além do policial militar, um suspeito de roubo de carro morreu após uma troca de tiros. Segundo informações da Polícia Militar, Eduardo e colegas faziam rondas, quando foram informados que um homens armados tinham roubado um carro no município de Gavião e estavam próximo a Santaluz.
A PM informou que os policiais iniciaram as buscas pelos suspeitos e, ao encontrarem, deram voz de parada. No entanto, os homens atiraram na direção da viatura e fugiram.
![]() |
| Eduardo César do Nascimento Filho era soldado do 16° Batalhão (BPM/Serrinha). — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.

