O Complexo Viário de Juazeiro, popularmente conhecida como Travessia Urbana, inicia uma nova etapa nesta quarta-feira (12) com a demolição da parte superior do pontilhão em frente ao prédio dos Correios na Avenida Santos Dumont.
Com a interdição do pontilhão para realização dos serviços num prazo de cinco dias, os veículos oriundos da Ponte Presidente Dutra e da rua Paraíso terão obrigatoriamente de seguir em frente e acessar o pontilhão em frente ao Posto Pinheiro.
Logo depois, o procedimento será o mesmo com a interdição do Pontilhão ao lado do Banco do Brasil.
Recentemente a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes /AMTT, realizou reunião de alinhamento com o objetivo de aprimorar o ordenamento do trânsito durante o período das obras do Complexo Viário de Juazeiro.
O encontro contou com a presença de representantes da AMTT; da Polícia Militar da Bahia; da Polícia Rodoviária Federal; da Secretaria de Segurança Cidadã; do Gabinete de Gestão de Políticas Públicas da PMJ; da Guarda Civil Municipal; da Ammpla e da empresa CLC.
A reunião reforçou a parceria entre os órgãos e instituições, alinhando medidas práticas para garantir mais segurança, agilidade e fluidez no trânsito, especialmente em situações de sinistro na Ponte Presidente Dutra, principal elo de ligação entre Juazeiro e Petrolina. A via é de jurisdição do DNIT e de competência da PRF para fiscalização e ordenamento, mas as demais instituições irão atuar em conjunto, oferecendo suporte no controle do tráfego.
Entre os pontos debatidos, destacaram-se: a disponibilização de um caminhão-guincho pela Polícia Rodoviária Federal para agilizar a retirada de veículos e liberar o trânsito; o apoio do Grupamento Motorizado da PM-BA (Carcará); e a atuação da Motolância, serviço de motocicleta do SAMU, para garantir mais rapidez nos atendimentos emergenciais.
A AMTT também reforça que medidas simples por parte dos condutores podem contribuir significativamente para a fluidez do tráfego. “É comum presenciarmos veículos quebrados ou sem combustível. É importante lembrar que deixar faltar combustível na via é uma infração de trânsito”, alertou Marcos Passos, diretor operacional da AMTT.
Confira o cronograma de execução das próximas etapas:
15/9 – Simulação e testes de interdição da banca na BR-407. A partir dessa data, o fluxo será interrompido e direcionado para as marginais, iniciando o teste de restrição de tráfego sobre a banca. Durante este período, será feita a análise do comportamento do fluxo de veículos no sistema viário.
Restrições
Veículos leves, ônibus e caminhões de 2 e 3 eixos com Peso Bruto Total (PBT) até 26 toneladas estarão liberados em qualquer horário pelas marginais.
Caminhões de 4 eixos, não articulados, com PBT até 36 toneladas serão permitidos somente entre 21h e 6h pelas marginais (vias laterais).
Caminhões articulados ou acima de 4 eixos, com PBT superior a 36 toneladas serão proibidos de utilizar as marginais de Juazeiro, devendo procurar rotas alternativas.
A demolição da banca ocorrerá no dia 22 de setembro.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.

