PREFEITO É PRESO E OUTRO É AFASTADO DO CARGO DURANTE SÉTIMA FASE DA OPERAÇÃO OVERCLEAN DA POLÍCIA FEDERAL

Operação da PF foi realizada nesta quinta-feira (16), em três cidades da Bahia e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Quinta-feira, (16) de outubro de 2025
O prefeito de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, Dr Joao Vítor (PSD), foi afastado do cargo, e o prefeito de Wenceslau Guimarães, município do baixo sul do estado, Gabriel de Parisio (MDB), foi preso por posse ilegal de arma de fogo, nesta quinta-feira (16), durante a sétima fase da Operação Overclean.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A prisão de Gabriel de Parisio aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele. Outras ordens judiciais aconteceram em Salvador , Riacho de Santana, Wenceslau Guimarães e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF informou que os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Deputado tem celular apreendido
A ação acontece dois dias após o deputado federal Dal Barreto (União Brasil) ser alvo da sexta fase da Operação Overclean, na terça-feira (14).

A ação busca desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Mais de R$ 7 milhões em bens declarados: Saiba quem é Dal Barreto
Deputado foi alvo da Operação Overclean em Salvador — Foto: Reprodução
Segundo informaões, o deputado tentava embarcar para Brasília, quando foi interceptado. À equipe de reportagem, no entanto, ele afirmou que foi ao aeroporto apenas para ver um amigo.

Quanto à abordagem da PF, ele relatou que os agentes não pediram ou repassaram mais informações. "Não falei nada. Não me perguntaram nada. Me pediram o celular e eu entreguei", disse.

Os agentes também estiveram em imóveis ligados ao deputado em Amargosa, no Recôncavo da Bahia, terra natal dele. Lá, veículos de luxo foram apreendidos.

Dal Barreto está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2023.

Recentemente, o deputado votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que ficou conhecida como PEC da Blindagem, e da urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que dá anistia a condenados por atos golpistas.

O político foi interceptado pelos agentes no Aeroporto Internacional de Salvador e teve o celular apreendido, conforme apurado pela TV Bahia. A PF não divulgou quais são as suspeitas contra ele, porém a equipe de reportagem apurou que se trata de um suposto envolvimento com um dos alvos anteriores da operação.

Em entrevista, Dal negou qualquer envolvimento com a investigação. "As provas vão chegar no momento certo e as pessoas vão entender. Tudo vai ser conduzido pela Justiça, a gente vai aguardar que a Justiça esclareça sempre", disse o deputado.

Nesta sexta fase da Operação Overclean, foram mirados alvos nas cidades baianas de Salvador e Amargosa, além de Brasília (DF).

Ao todo, foram cumpridos:
  • oito mandados de busca e apreensão;
  • uma medida cautelar diversa da prisão (sanção que restringe a liberdade sem prisão);
  • o sequestro de valores obtidos de forma ilícita.
As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os investigados poderão responder pelos crimes e organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário