O evento ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em vendas de livros logo na abertura.
Quinta-feira, (23) de outubro de 2025
O primeiro dia do Festival Juá Literária começou em grande estilo, reunindo poesia, música e emoção em uma celebração da cultura nordestina que já entrou para a história: o evento ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em vendas de livros logo na abertura. A noite, repleta de simbolismo e encantamento, contou com apresentações de Jessier Quirino, Maciel Melo, Xangai, Ana Barroso, Fatel e com o encerramento contagiante de Tio Zé Bá.
O público lotou o espaço para prestigiar a estreia musical do festival, que une literatura, música e formação de leitores em um projeto que movimenta a economia criativa da região. A atmosfera de celebração tomou conta da cidade, com aplausos, emoção e o sentimento de que Juazeiro vive uma nova era de efervescência cultural.
O artista Fatel comentou a importância do festival e destacou que ele vai muito além dos palcos. “Pra gente é muito importante ver esse evento chegando nas escolas, chegando nas crianças, chegando na base, que é onde a gente acredita que essa subjetividade deve ser fomentada, deve ser instigada, deve ser provocada. Então, estar fazendo parte disso é uma honra pra gente nesse sentido também,” comentou o artista.
Já o cantor e compositor Maciel Melo emocionou o público ao relembrar sua trajetória e a relação especial com Juazeiro. “Primeiro, assim, a emoção de estar cantando hoje aqui é muito grande, porque o primeiro show que eu fiz na minha vida foi aqui, há quarenta e poucos anos, assim que inaugurou esse teatro. Foi o primeiro show profissional que eu fiz”, relembrou o cantor.
O mesmo sentimento de pertencimento e orgulho também foi compartilhado pelo público. O morador Gilberto Santana sintetizou o clima da noite. “Juazeiro vive música com muita alegria. Juazeiro vive livro, Juazeiro vive letra, Juazeiro vive cultura, vive o futuro, que já chegou aqui pertinho da gente. Juazeiro vive um compromisso de um mundo novo que nós estamos inaugurando. É um momento alvissareiro que a cidade vive. Estou muito feliz, muito contente em ver tudo isso,” ressaltou Santana.
Com uma programação que segue até sábado (25), o Festival Juá Literária promete continuar integrando arte, literatura e educação em uma experiência transformadora para todas as idades.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.
