Crime ocorreu em Anguera, na região de Feira de Santana. Dois dos suspeitos são ex-namorados de vítimas.
Sexta-feira, (17) de outubro de 2025
![]() |
Um dos suspeitos levou a polícia ao local onde estavam os corpos de três mulheres — Foto: TV Subaé |
De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 17 anos, ex-namorado de uma das vítimas, foi apreendido nesta sexta-feira (17) em Anguera. Ele já havia sido ouvido anteriormente e negado participação, mas, com o avanço das investigações, surgiram indícios consistentes de atuação direta nos crimes.
Também na manhã desta sexta, um homem de 27 anos apontado como coautor dos homicídios foi preso na cidade. Segundo a investigação, ele estava com os executores no momento do crime.
Já na quinta-feira (16), o ex-namorado de Carol Ferreira Rodrigues, de 21 anos, foi preso durante depoimento à Polícia Civil. O jovem, de 18 anos, é suspeito de envolvimento direto nas mortes das amigas.
Segundo a polícia, o jovem suspeito se apresentou espontaneamente à sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em Feira de Santana, para prestar depoimento na companhia de um advogado.
No entanto, contra ele já havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal do município, diante de indícios que o vinculam aos crimes investigados. Por isso, o rapaz acabou detido.
As amigas Carol Ferreira Rodrigues, de 21 anos, Letícia Araújo Rodrigues, de 22 e Rafaela Carvalho Silva, de 15, desapareceram em 6 de outubro, após saírem juntas em Anguera. Os corpos foram encontrados na terça-feira (14), em uma área de mata na zona rural do município. No dia seguinte, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou que dois dos corpos eram de Carol e Rafaela. O terceiro corpo segue em processo de identificação.
Com as novas prisões, sobe para oito o número de pessoas capturadas na Operação Vale das Sombras, que apura as circunstâncias do crime.
Ainda conforme a Polícia Civil, um homem segue foragido. Ele possui dois mandados de prisão por homicídio e tráfico de drogas e é apontado como liderança criminosa na região, suspeito de ter autorizado a execução das jovens. O Poder Judiciário determinou o bloqueio dos bens dele e de familiares, como forma de descapitalizar a organização criminosa à qual ele estaria vinculado.
Ainda de acordo com a PC, laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) são aguardados para esclarecer as circunstâncias do crime, incluindo a determinação das causas das mortes.
Entenda o caso
![]() |
Carol, Rafaela e Letícia desapareceram após buscar roupas em Anguera — Foto: Redes sociais |
As três amigas desapareceram no dia 6 de outubro após informarem às famílias que iriam até a zona rural da cidade buscar roupas. Segundo parentes, as peças pertenciam a Letícia, que havia voltado a morar com a mãe recentemente após o fim de um relacionamento.
De acordo com o delegado José Marcos Rios, titular da Delegacia Territorial (DT) de Anguera, as três saíram praticamente no mesmo horário e mencionaram o mesmo destino. Duas delas estavam com celulares, mas não responderam ligações e nem mensagens desde então.
Após quase 10 dias como desaparecidas, as mortes de Carol e Rafaela foram confirmadas na quarta (15). O Departamento de Polícia Técnica informou que dois dos três corpos encontrados no dia anterior eram delas. Os corpos foram abandonados em uma área de mata, situada em uma estrada de difícil acesso no povoado de Guaribas, zona rural de Anguera.
A suspeita é de que o terceiro corpo seja de Letícia Araújo. No entanto, o processo de identificação não foi concluído até a última atualização desta reportagem.
Histórico de prisões e depoimentos
Antes da prisão do ex-namorado, cinco pessoas já haviam sido detidas por suspeita de envolvimento no crime, sendo quatro homens e uma mulher. Relembre:
As primeiras prisões ocorreram na quinta-feira (9), quando dois homens foram presos em uma casa na zona rural de Anguera. Durante a ação, os agentes apreenderam roupas queimadas, sandálias femininas e o celular de uma das vítimas. Uma das peças apresentava manchas compatíveis com sangue.
Na sexta-feira (10), o ex-namorado de Letícia, um adolescente, prestou depoimento à polícia e foi liberado. Segundo o delegado, o garoto negou participação no caso, mas não está descartada a possibilidade de envolvimento. Ele já havia sido investigado por um homicídio ocorrido na região há cerca de um ano.
Na segunda-feira (13), uma jovem de 19 anos foi presa por suspeita de participação no crime, mas a polícia não detalhou qual foi papel dela no desaparecimento das amigas.
Os últimos dois suspeitos foram presos durante a operação policial realizada nesta terça, em Feira de Santana e Anguera.
Linhas de investigação
De acordo com o delegado José Marcos Rios, uma das linhas de investigação aponta que o crime pode ter ligação com o tráfico de drogas.
“A investigação começou há apenas sete dias, então temos muito trabalho pela frente. Já houve avanços importantes, mas ainda precisamos esclarecer a motivação, a dinâmica, os autores e a função de cada um”, informou.
O diretor regional do Interior Leste (Dirpin), delegado Yves Correia, disse que diversas linhas de investigação estão sendo analisadas pela Polícia Civil. Uma das hipóteses apura um possível envolvimento das vítimas com integrantes de organizações criminosas.
“Várias linhas estão sendo investigadas e nenhuma pode ser descartada neste momento. Há informações de que elas tinham relação com um grupo de indivíduos e, de alguma forma, teriam se envolvido também com outras de um grupo rival. Então, além de uma possível disputa relacionada ao tráfico, mas possivelmente também passional”, explicou Correia.
Do G1-Bahia
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.