MANIFESTANTES SE REÚNEM EM SÃO PAULO EM DEFESA DA SOBERANIA E CONTRA ANISTIA PARA GOLPISTAS

Mobilização na Praça da República, centro da capital, destacou soberania nacional, taxação dos super ricos e sem anistia como principais bandeiras
Domingo, (07) de setembro de 2025
Manifestantes exibem bonecos infláveis de Bolsonaro e Trump em ato realizado no centro de São Paulo Foto: Fabio Vieira/Estadão
Durante o desfile de 7 de Setembro em Brasília, alguns espectadores gritaram frases como “sem anistia” e “anistia não se negocia”, em referência ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal.

O evento, realizado na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença do presidente Lula (PT), ministros de Estado e autoridades, enquanto o público lotava as arquibancadas.  
Paralelamente, em São Paulo, movimentos sociais organizaram o tradicional “Grito dos Excluídos”, que neste ano ganhou forte caráter político.

Na Praça da República, manifestantes ergueram bonecos infláveis de Jair Bolsonaro como presidiário e de Donald Trump vestido de “Tio Sam”, além de faixas contra a anistia. A concentração reuniu militantes de centrais sindicais e movimentos como MST e MTST. 

Embora predominassem bandeiras e roupas vermelhas, símbolo da esquerda, também havia camisas da seleção e bandeiras do Brasil, em uma tentativa de ressignificar os símbolos nacionais, historicamente associados aos atos bolsonaristas.

Cartazes exibiam frases como “Brasil soberano” e “o Brasil é dos brasileiros”, em crítica ao tarifaço imposto por Trump contra produtos brasileiros.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi alvo constante de críticas durante o ato. Parlamentares e líderes sindicais acusaram o governador de ser um dos principais articuladores da anistia no Congresso e lembraram que ele prometeu conceder indulto a Bolsonaro caso chegue à Presidência.

Nos discursos, o coro de “sem anistia” foi um dos mais ouvidos, acompanhado de pedidos pela prisão de Jair Bolsonaro. A vereadora Silvia Ferraro (PSOL-SP) afirmou: “Este é o verdadeiro grito de independência”, arrancando aplausos do público. Também houve críticas a Donald Trump e falas em defesa da Palestina e da Venezuela.   


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL MORRE EM SERVIÇO APÓS SER ATROPELADO ENQUANTO TIRAVA ANIMAIS DA PISTA NO NORTE DA BAHIA

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário