Venda de carros elétricos ou híbridos cresceu nas grandes cidades do estado. Em Salvador, foram mais de 2 mil carros eletrificados vendidos apenas no primeiro semestre de 2025.
Domingo, (10) de agosto de 2025
![]() |
Número de eletropostos nas estradas da Bahia devem aumentar conforme a demanda, diz diretor técnico da ABVE. — Foto: Divulgação |
Anda segundo a associação, as cidades baianas que lideram o ranking de vendas são Salvador (2.262), Feira de Santana (390), Lauro de Freitas (390), Vitória da Conquista (275) e Camaçari (135).
Ao todo, são 1534 vendas a mais do que no ano passando, quando foram registradas 2.292 vendas.
"A infraestrutura que falta é nas estradas, não de carga lenta, mas de carga ultrarrápida para carregar seu carro em 10 minutos, de 20 a 80%. Conforme o estado da Bahia vai tendo aderência, não tenha dúvida de que haverá ainda mais eletropostos", afirmou Carlos Roma, diretor técnico da ABVE.
Na Bahia, comprar um carro elétrico de até R$ 300 mil tem a vantagem de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que incide sobre a propriedade de veículos.
O pedido de isenção deve ser feito online, por meio da plataforma de serviços públicos do estado (https://www.ba.gov.br/), sem necessidade de renovação. Vale ressaltar que os veículos do tipo híbrido não se enquadram para o benefício.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.