Força total contra o crime mira facções e tráfico interestadual na Bahia e em mais sete estados
Quinta-feira, (07) de agosto de 2025
Uma grande ofensiva contra a criminalidade está em curso em todo o Nordeste. A Bahia uniu forças com outros sete estados da região para deflagrar, nesta quinta-feira (7), a Operação Nordeste Integrado, com foco no combate às organizações criminosas que atuam de forma interestadual.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante a operação, estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. O foco principal é frear o avanço do crime organizado nas fronteiras entre os estados, especialmente em regiões mapeadas como vulneráveis.
Entre os alvos prioritários estão crimes como homicídios, tráfico de drogas e de armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de assaltos. Para garantir a efetividade das ações, as forças de segurança utilizaram análises de manchas criminais, que indicam os locais com maior incidência de delitos.
Ao todo, 5.903 agentes de segurança pública estão mobilizados para dois dias de ações simultâneas. As diligências ocorrem nas áreas de divisa entre Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O esforço envolve policiais civis, militares, bombeiros e equipes de inteligência.
A expectativa é de que o reforço do patrulhamento e a ação coordenada em pontos estratégicos contribuam para reduzir os índices de violência e desarticular quadrilhas que atuam além das fronteiras estaduais.
Bar que funcionava como ponto de drogas é descoberto em Juazeiro, BA
Um ponto de venda de drogas disfarçado de bar foi desmontado na manhã desta quinta-feira (7), pelas Polícias Civil e Militar da Bahia, durante a Operação Nordeste Integrado. O flagrante aconteceu no distrito de Maniçoba, na cidade de Juazeiro.
As equipes cumpriram o mandado de busca e apreensão em um imóvel utilizado por integrantes de uma facção. Na entrada da casa os policiais encontraram uma câmera de videomonitoramento.
Dentro do imóvel foram apreendidos porções de cocaína, embalagens plásticas que seriam utilizadas para a venda de entorpecentes, dinheiro e um celular.
Uma mulher responsável pela casa assumiu comercializar drogas. Ela foi conduzida e apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Juazeiro.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.