Reação se deu em 2 momentos: quando o presidente norte-americano apareceu no telão e também quando participou da cerimônia de premiação
Domingo, (13) de julho de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi vaiado por parte dos torcedores presentes no MetLife Stadium, em Nova Jersey, ao aparecer no telão durante a final do Mundial de Clubes da Fifa, antes do início do jogo entre Paris Saint-Germain e Chelsea, neste domingo (13). A partida terminou com vitória dos ingleses por 3 a 0.
Quando apareceu no telão, Trump estava em pé e em posição de continência, ao lado da primeira-dama dos EUA, Melania Trump, e do presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante execução do hino dos Estados Unidos. Após as vaias, as imagens no telão rapidamente mudaram.
Na ocasião, o hino dos EUA era apresentado por militares, e a apresentação ocorreu após a apresentação dos cantores Robbie Williams e Laura Pausini. Estavam presentes cerca de 80 mil torcedores.
Veja o momento:
Tarifaço de Trump
A situação ocorre três dias depois do presidente dos EUA anunciar tarifas de 50% aos produtos brasileiros em solo estadunidense. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a reciprocidade às taxas quando todos os canais de diplomacia tiverem sido esgotados, conforme já havia adiantado pela Fórum na quarta-feira (9). Na quinta (10), Lula ainda foi à televisão para falar sobre o assunto.
“O que o Brasil não aceita é intromissão nas coisas do país, ele tem o direito de tomar decisão no país dele, mas com base na verdade. Os EUA são superavitários na negociação com o Brasil”, afirmou o presidente. “Poucas coisas um país deve admitir, e a ingerência de outro país em seus assuntos internos é uma delas. Trump está mal informado. Ele não sabe o que está acontecendo aqui”, declarou Lula na semana passada.
A medida de Trump gerou forte reação do setor produtivo e de governadores, além de fortes reações dos brasileiros na web. A hashtag “Família Bolsonaro” chegou ao topo dos trending topics. Nela, internautas detonam o ex-presidente e seus filhos, classificando-os como “traidores da pátria”. Além disso, o próprio deputado licenciado Eduardo Bolsonaro admitiu articulação junto ao governo estadunidense.
Diversos setores ligados ao agronegócio expressaram preocupação e até desespero com a situação. Além da bancada do agro, a própria Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção o cenário. Agora, portais como o NY Times consideram que a tarifa de Trump contra o Brasil pode elevar preço do café e ameaçar cadeia global de abastecimento.
TRUMP SENDO VAIADO
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.