Unidade foi visitada por executivos da empresa, autoridades e jornalistas nesta terça-feira (1º), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Perspectiva é que 80% dos componentes dos veículos sejam nacionais.
Quarta-feira, (02) de julho de 2025
![]() |
| Cerimônia de apresentação da BYD foi realizada nesta terça-feira (1°) — Foto: Divulgação |
A BYD apresentou nesta terça-feira (1º) o primeiro Dolphin Mini, 100% elétrico montado no Brasil. O modelo, que lidera as vendas de carros elétricos no país, marca o início da fase experimental da produção nacional na nova fábrica da montadora em Camaçari (BA).
“Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.
Além do Dolphin Mini, a fábrica baiana também produzirá o híbrido Song Pro e o modelo King. Segundo a montadora, a planta é uma das mais modernas do mundo, com sistemas de automação, robôs, rastreamento em tempo real e controle acústico.
Quando totalmente operante, a unidade terá capacidade para 300 mil veículos por ano e deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o complexo já emprega mais de mil pessoas e anunciou a abertura de mais 3 mil vagas até o fim do ano. A Continental Pneus foi homologada como a primeira fornecedora nacional.
“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também celebrou a inauguração. Na ocasião, afirmou que a parceria faz “história” ao colocar a Bahia, “mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética”.
“Tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade”, afirmou.
A expectativa é que a planta evolua da montagem SKD (Semi Knocked-Down) para produção integral, incluindo soldagem, pintura e o desenvolvimento de um motor híbrido flex feito em parceria entre cientistas chineses e brasileiros.
“A fábrica da BYD em Camaçari é uma realidade. Vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município ao ativar toda a cadeia produtiva de automóveis elétricos e híbridos”, destacou o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.
O secretário estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), falou que 508 vagas de emprego são oferecidas de imediato pela empresa.
"As vagas já estão sendo anunciadas pelo SineBahia e os profissionais vão passar por um processo seletivo. A previsão é de produção de veículos nos modelos SKD e CKD neste ano. A perspectiva é que, até 2030, 80% dos componentes dos veículos sejam nacionais, o que vai ampliar ainda mais o valor agregado da fábrica e dinamizar a economia brasileira e baiana", afirmou o secretário.
Nesta terça, a BYD ainda anunciou a abertura de mais 3 mil oportunidades profissionais, que serão preenchidas até o fim do ano.
Outros negócios
Durante o evento, a BYD anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da montadora, é a primeira companhia oficialmente homologada
A fábrica da BYD na Bahia é fruto de R$ 5,5 bilhões em investimentos anunciados pela companhia em 2023. O polo industrial envolve três unidades em Camaçari. Além dos carros elétricos e híbridos, a marca também vai produzir caminhões e chassis para ônibus, processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.
A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
O projeto ainda inclui o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, programado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o motor combina a tecnologia elétrica da BYD com desempenho de última geração.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.
.jpg)
