PF REALIZA OPERAÇÃO PARA APURAR SUPOSTOS CRIMES NA CONTRATAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Terça-feira, (19) de novembro de 2024
A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da delegacia de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Distopia. O objetivo era apurar supostos ilícitos praticados no processo de contratação e prestação do serviço público, conhecido como ‘Transporte Fora do Domicílio - TFD’, a cargo da prefeitura do município localizado no sertão do Estado.

As investigações iniciaram em 2023. Foram encontrados indícios de supostas fraudes no processo de contratação do serviço público, que culminaram na contratação irregular de empresa suspeita de manter vínculos escusos com agentes públicos locais, e, em pagamentos cujos valores superam os R$ 2.000.000,00.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco já havia apontado irregularidades no processo de contratação, investigado ainda no ano de 2021, fazendo recomendações que não foram observadas pelo então gestor do município.

Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, todos em endereços localizados no município de Salgueiro, além das quebras de sigilos bancário e fiscal dos investigados. Todos com o objetivo de aprofundar a análise financeira e patrimonial, identificar possíveis irregularidades e rastrear fluxos de recursos de origem ilícita.

Os crimes investigados são de modificação ou pagamento irregular em contrato administrativo e de fraude à licitação (art. 337-H e 337-L do Código Penal), cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 16 anos de reclusão.

O nome da operação, Distopia, faz alusão ao antônimo do nome fantasia da empresa contratada pelo município para prestar os serviços sob suspeita de irregularidades.

Acompanhe as publicações do InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário