MENINA DE 11 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE MENINGITE EM PETROLINA, NO SERTÃO DE PE

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020
Uma menina de 11 anos morreu com suspeita de meningite em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, o óbito ocorreu no dia 6 de janeiro. Exames laboratoriais foram realizados para confirmar a causa da morte e estão sendo analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Pernambuco, no Recife. Ainda não há previsão para divulgação do resultado.

Ainda segundo a secretaria de saúde, a menina que morava no centro de Petrolina, pelas características clínicas, não teria apresentado o tipo grave da doença. Ela teve um quadro clínico anterior de otite, uma inflamação no ouvido, ou seja, uma infecção que pode também causar a inflamação das meninges. A Vigilância Epidemiológica informou que está tomando todas medidas necessárias e não existe necessidade de pânico.

Meningite
A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central. Existem três formas da doença: bacteriana, tuberculosa e viral. A tuberculosa é a única que não é transmissível.

As meningites bacteriana e viral podem ser transmitidas quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre e confusão mental.
Do G1

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário