MAIS DE 200 TESTES DE HIV SÃO FEITOS PELA CARAVANA DA JUSTIÇA SOCIAL EM JUAZEIRO, SOBRADINHO E CASA NOVA, BA

Sexta-feira, 31 de maio de 2019
Nos últimos três dias, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) esteve nos municípios de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova, no norte da Bahia, levando serviços gratuitos para população. Um deles foi a testagem para a detecção do HIV (vírus causador da aids). Durante o mutirão, mais de 200 pessoas fizeram o teste, que é indicado para homens e mulheres que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável.

A testagem também é utilizada para o diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. Os testes são práticos e de fácil execução: podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, a equipe encaminha o indivíduo imediatamente para a referência assistencial.

Segundo a psicóloga e coordenadora do Projeto Viva Melhor, Camila Pimentel, a maioria dos óbitos por HIV ocorrem por conta do diagnóstico tardio. "Atualmente, os casos de morte relacionados ao vírus estão ligados à falta de conhecimento do quadro, muitas vezes ocasionado pelo preconceito. O trabalho que estamos realizando é para prevenir e identificar as vulnerabilidades que levam esses indivíduos a estarem expostos aos riscos", destacou. 

Além dos testes, a equipe formada pela assistente social Isabel Tavares e pelo cientista social Paulo Marcos também orientou a população sobre a importância do sexo seguro. A ação foi realizada em parceria com o Gapa Bahia e com Projeto Viva Melhor, que desenvolvem iniciativas de caráter educativo, com o objetivo de promover a prevenção.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário