Quarta-feira, (24) de junho de 2026
O senador Jaques Wagner (PT-BA) pediu licença da liderança do governo no Senado nesta quarta-feira (24), após se reunir por cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada. A decisão ocorre dias depois de a Polícia Federal cumprir mandados de busca em endereços ligados ao parlamentar na 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Após o encontro, Wagner publicou nas redes sociais que decidiu o afastamento em acordo com Lula. “Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal”, escreveu.
Na mesma mensagem, o senador afirmou que concentrará seus esforços na própria defesa e nas campanhas eleitorais de 2026. “Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, declarou.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na última quinta-feira (18) em endereços ligados a Wagner em Salvador (BA) e Brasília. Em documento da investigação, a corporação apontou o senador como “suposto beneficiário central das vantagens econômicas investigadas, figurando como agente público em favor de quem teriam sido estruturados pagamentos, benefícios e aquisições patrimoniais”.
