PRESIDENTE XI JINPING LIGA PARA LULA E DIZ QUE CHINA E BRASIL DEVEM FORTALECER O SUL GLOBAL E A ONU

Sexta-feira, (23) de janeiro de 2026
O Brasil está disposto a trabalhar em estreita colaboração com a China para salvaguardar a autoridade das Nações Unidas, fortalecer a cooperação Brics e manter a paz e a estabilidade regional e global, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu homólogo Xi Jinping, nesta quinta-feira (23). Lula telefonou para o presidente chinês na manhã do horário de Pequim.

“O Brasil e a China são forças importantes na defesa do multilateralismo e na adesão ao livre comércio. Dada a atual conjuntura internacional preocupante, o Brasil está disposto a trabalhar em estreita colaboração com a China para salvaguardar a autoridade das Nações Unidas, fortalecer a cooperação dos países Brics e manter a paz e a estabilidade regionais e globais”, disse Lula, segundo comunicado oficial divulgado pelo governo chinês.

A conversa telefônica ocorreu poucas horas depois de Lula ter falado com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, sobre as perspectivas de reconstrução da Faixa de Gaza e o plano de paz em curso no Oriente Médio. O telefonema com Abbas foi realizado no mesmo dia em que o presidente estadunidense Donald Trump anunciou o chamado “Conselho de Paz” para Gaza.

A última vez que Lula e Xi conversaram foi em agosto do ano passado, em meio à imposição de tarifas comerciais pelo governo Trump a diversos países. Xi reforçou o apoio da China ao Brasil contra a “intimidação unilateral” e afirmou que “a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos”.

Durante o telefonema desta quinta-feira, Xi Jinping destacou que em 2024, os dois líderes anunciaram conjuntamente a elevação das relações bilaterais para uma Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável (nome oficial da parceria). “Ao longo do último ano, a construção desta comunidade de futuro compartilhado ganhou impulso, e o alinhamento de nossas estratégias de desenvolvimento se aprofundou e se tornou mais prático, estabelecendo um exemplo de solidariedade e cooperação entre os países do Sul Global”, afirmou o presidente chinês.

Xi enfatizou que 2026 marca o início do 15º Plano Quinquenal da China, período no qual o país promoverá desenvolvimento de alta qualidade por meio de abertura de alto nível, oferecendo mais oportunidades para a cooperação sino-brasileira. “A China está disposta a trabalhar com o Brasil para avançar de forma abrangente a cooperação mutuamente benéfica em todos os campos, promover maior desenvolvimento das relações China-Brasil e inaugurar um futuro mais brilhante”, declarou.

O presidente chinês também ressaltou que a atual situação internacional é turbulenta e instável, e que China e Brasil, como membros importantes do Sul Global, são forças construtivas na manutenção da paz e estabilidade mundial e na reforma e aprimoramento da governança global. “Devem permanecer firmemente no lado certo da história, defender melhor os interesses comuns de ambos os países e do Sul Global, e conjuntamente proteger a posição central das Nações Unidas e a justiça e equidade internacionais”, afirmou Xi.

O mandatário chinês reiterou ainda que a China deseja sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe, promovendo a construção de uma comunidade China-América Latina com futuro compartilhado.

Por sua vez, Lula também disse que o Brasil tem disposição de trabalhar com a China “para promover maior desenvolvimento nas relações bilaterais e nas relações América Latina-China”.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário