Político foi vereador, vice-prefeito, prefeito e deputado estadual por Pernambuco. Ele morreu em casa, cercado por familiares e amigos.
Quinta-feira, (29) de janeiro de 2026
O ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos nesta quinta-feira (29). Ele estava em sua residência, e deixa esposa, seis filhos, netos e bisnetos.
![]() |
| Ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos . — Foto: Reprodução/ Redes Sociais |
Diniz exerceu os cargos de vereador por cinco mandatos (1955 -1971 e de 1989 a 1992), vice-prefeito por dois mandatos (1973 e 1977) e prefeito por um mandato (1977-1982). Em Petrolina, também foi deputado estadual de Pernambuco por três mandatos (1990, 1994 e 1998).
Diniz de Sá Cavalcanti
Nascido em Cabrobó, mudou-se para Petrolina com a família quando ainda tinha 17 anos. Antes de ingressar na política, trabalhou como caminhoneiro, motorista e no plantio de cebola e melão na cidade. Também já ocupou a presidência do Rotary Clube em Juazeiro, na Bahia, e da Associação de Produtores de Tomate do Médio do São Francisco e dos Irrigadores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.
Na política, Seu Diniz impôs sua marca. Na sua gestão de prefeito, entre 1977 e 1982, foi responsável por obras importantes, como o viaduto do barranqueiro e o atual aeroporto. Como parlamentar na Alepe, ajudou o sertão com seus projetos. Pai do ex-vereador Diniz Guilherme e da ex-vereadora Márcia Cavalcanti, tornou-se referência no cenário político de Pernambuco.
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Petrolina lamentou profundamente o falecimento de “Seu Diniz”, destacando o legado deixado pelo ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual. A Casa Plínio Amorim ressaltou que as obras e a trajetória política de Diniz de Sá Cavalcanti permanecem marcadas na história da cidade e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e à população petrolinense.
O velório será realizado na sede da Câmara, a partir das 15h, e o sepultamento acontece nesta sexta-feira (30), às 10h, no Cemitério Campo das Flores.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, também se pronunciou e afirmou que a cidade perdeu um dos grandes homens responsáveis pela construção e desenvolvimento do município. Em sua nota, o gestor destacou a atuação de Diniz de Sá Cavalcanti como líder político em momentos decisivos da história local, tanto no Executivo quanto no Legislativo.
Simão Durando ressaltou ainda a relação pessoal de amizade e aprendizado que manteve com o ex-prefeito, afirmando que o legado de “Seu Diniz” seguirá vivo por meio das obras, da prosperidade e dos sonhos realizados ao longo de sua vida pública.
A Faculdade de Petrolina (Facape) também divulgou nota de pesar, destacando a contribuição direta de Diniz de Sá Cavalcanti para a consolidação da instituição. Segundo o diretor-presidente da Facape, professor doutor Moisés Almeida, foi durante a gestão de Diniz como prefeito, a partir de 1977, que a faculdade passou por um processo decisivo de fortalecimento, culminando com a inauguração da sede própria em 1981.
A instituição ressaltou ainda a extensa trajetória política de “Seu Diniz” e sua importância para o desenvolvimento educacional, social e urbano de Petrolina. Diniz de Sá Cavalcanti exerceu cinco mandatos como vereador, dois como vice-prefeito, um como prefeito e três como deputado estadual de Pernambuco. Ele deixa seis filhos, netos e bisnetos.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina também se manifestou sobre o falecimento de Diniz reforçando a “figura exponencial da história política de nossa região”.
Confira a nota:
"Seu Diniz dedicou décadas de vida pública ao desenvolvimento de Petrolina e de Pernambuco. Com uma trajetória marcada por cinco mandatos como vereador, dois como vice-prefeito e três como deputado estadual, ele deixa um legado de retidão e amor à nossa terra.
Neste momento de despedida, o presidente da CDL, em nome de toda a diretoria, colaboradores e associados, expressa as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo petrolinense por esta perda irreparável".
O reconhecimento por sua trajetória política também foi manifestado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que se solidarizou com os familiares.
Em nota, a casa legislativa destacou:
“Hoje Pernambuco se despede de um sertanejo que construiu uma carreira política extensa e produtiva. O falecimento do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Diniz de Sá Cavalcanti deixa uma lacuna na luta em favor do Sertão, mas também um legado de trabalho, compromisso e dedicação à sua gente. Seu Diniz, como era conhecido, viveu 99 anos. Foi vereador e vice-prefeito, além de prefeito. Na Alepe exerceu três mandatos, entre 1990 e 1998, sempre defendendo causas da sua região”.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.
