MORTE DE DINIZ DE SÁ CAVALCANTI GERA COMOÇÃO, O EX-PREFEITO DE PETROLINA, MORRE AOS 99 ANOS

Político foi vereador, vice-prefeito, prefeito e deputado estadual por Pernambuco. Ele morreu em casa, cercado por familiares e amigos.
Quinta-feira, (29) de janeiro de 2026 
Ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos . — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos nesta quinta-feira (29). Ele estava em sua residência, e deixa esposa, seis filhos, netos e bisnetos.

Diniz exerceu os cargos de vereador por cinco mandatos (1955 -1971 e de 1989 a 1992), vice-prefeito por dois mandatos (1973 e 1977) e prefeito por um mandato (1977-1982). Em Petrolina, também foi deputado estadual de Pernambuco por três mandatos (1990, 1994 e 1998).

Diniz de Sá Cavalcanti
Nascido em Cabrobó, mudou-se para Petrolina com a família quando ainda tinha 17 anos. Antes de ingressar na política, trabalhou como caminhoneiro, motorista e no plantio de cebola e melão na cidade. Também já ocupou a presidência do Rotary Clube em Juazeiro, na Bahia, e da Associação de Produtores de Tomate do Médio do São Francisco e dos Irrigadores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.

Na política, Seu Diniz impôs sua marca. Na sua gestão de prefeito, entre 1977 e 1982, foi responsável por obras importantes, como o viaduto do barranqueiro e o atual aeroporto. Como parlamentar na Alepe, ajudou o sertão com seus projetos. Pai do ex-vereador Diniz Guilherme e da ex-vereadora Márcia Cavalcanti, tornou-se referência no cenário político de Pernambuco.

Em nota oficial, a Câmara Municipal de Petrolina lamentou profundamente o falecimento de “Seu Diniz”, destacando o legado deixado pelo ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual. A Casa Plínio Amorim ressaltou que as obras e a trajetória política de Diniz de Sá Cavalcanti permanecem marcadas na história da cidade e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e à população petrolinense.

O velório será realizado na sede da Câmara, a partir das 15h, e o sepultamento acontece nesta sexta-feira (30), às 10h, no Cemitério Campo das Flores.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, também se pronunciou e afirmou que a cidade perdeu um dos grandes homens responsáveis pela construção e desenvolvimento do município. Em sua nota, o gestor destacou a atuação de Diniz de Sá Cavalcanti como líder político em momentos decisivos da história local, tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Simão Durando ressaltou ainda a relação pessoal de amizade e aprendizado que manteve com o ex-prefeito, afirmando que o legado de “Seu Diniz” seguirá vivo por meio das obras, da prosperidade e dos sonhos realizados ao longo de sua vida pública.

A Faculdade de Petrolina (Facape) também divulgou nota de pesar, destacando a contribuição direta de Diniz de Sá Cavalcanti para a consolidação da instituição. Segundo o diretor-presidente da Facape, professor doutor Moisés Almeida, foi durante a gestão de Diniz como prefeito, a partir de 1977, que a faculdade passou por um processo decisivo de fortalecimento, culminando com a inauguração da sede própria em 1981.

A instituição ressaltou ainda a extensa trajetória política de “Seu Diniz” e sua importância para o desenvolvimento educacional, social e urbano de Petrolina. Diniz de Sá Cavalcanti exerceu cinco mandatos como vereador, dois como vice-prefeito, um como prefeito e três como deputado estadual de Pernambuco. Ele deixa seis filhos, netos e bisnetos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina também se manifestou sobre o falecimento de Diniz reforçando a “figura exponencial da história política de nossa região”. 

Confira a nota:
"Seu Diniz dedicou décadas de vida pública ao desenvolvimento de Petrolina e de Pernambuco. Com uma trajetória marcada por cinco mandatos como vereador, dois como vice-prefeito e três como deputado estadual, ele deixa um legado de retidão e amor à nossa terra.

Neste momento de despedida, o presidente da CDL, em nome de toda a diretoria, colaboradores e associados, expressa as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo petrolinense por esta perda irreparável".

O reconhecimento por sua trajetória política também foi manifestado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que se solidarizou com os familiares. 

Em nota, a casa legislativa destacou:
“Hoje Pernambuco se despede de um sertanejo que construiu uma carreira política extensa e produtiva. O falecimento do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Diniz de Sá Cavalcanti deixa uma lacuna na luta em favor do Sertão, mas também um legado de trabalho, compromisso e dedicação à sua gente. Seu Diniz, como era conhecido, viveu 99 anos. Foi vereador e vice-prefeito, além de prefeito. Na Alepe exerceu três mandatos, entre 1990 e 1998, sempre defendendo causas da sua região”.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


OPERAÇÃO DA PF CONTRA CORRUPÇÃO NA GESTÃO DE SUZANA RAMOS COLOCA ACM NETO EM SAIA JUSTA EM JUAZEIRO, BA

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário