CASO MASTER: EX-GOVERNADORES E OPOSIÇÃO PROTOCOLAM PEDIDOS DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR BOLSONARISTA DE BRASÍLIA

Ex-banqueiro afirma ter tratado da venda do Banco Master ao BRB com o governador do DF. Encontro com Ibaneis, relações políticas e falta de dinheiro no Master: o que Vorcaro disse à PF
Sábado, (24) de janeiro de 2026
Ao menos dois pedidos de impeachment do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foram protocolados nesta sexta-feira (23) na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Um deles foi formalizado pelos partidos PSB e Cidadania, contando com as assinaturas do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Capelli, dos ex-governadores Cristovam Buarque, presidente do Cidadania no Distrito Federal, e Rodrigo Rollemberg, deputado federal, e do presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias.

O PSOL também protocolou nesta sexta-feira um pedido de impeachment do governador. Assinado pela presidenta do PSOL-DF, Giulia Tadini, pelo deputado distrital e líder do Bloco Psol/PSB na Câmara Legislativa, Fábio Felix, e pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF), o documento aponta que o Banco de Brasília (BRB) teve sua sustentabilidade comprometida e pode ter que arcar com prejuízos elevados por conta da operação de salvamento do Master empreendida pelo governo do DF.

“Ao impulsionar, publicamente defender e politicamente viabilizar operação de elevado risco envolvendo instituição privada sob severa desconfiança e posterior intervenção regulatória, bem como ao adotar postura minimizadora do evento e sinalizar o uso de patrimônio público do DF como ‘lastro’ para cobrir efeitos adversos, o Denunciado negligenciou a conservação do patrimônio, com perdas, até agora, de R$ 2.6 bilhões”, pontua o documento.

As chances do impeachment de Ibaneis
Também nesta sexta, Fábio Félix (PSOL) avaliou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o depoimento do ex-banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal, afirmando ter tratado da venda do Banco Master ao BRB com Ibaneis, pode aumentar as chances de impeachment, até então menores, do governador do Distrito Federal.

“Tudo isso deve criar uma onda de enfraquecimento do governador em ano eleitoral. Celina Leão, a vice-governadora, é aliada desse projeto e só parava de pé como candidata com o apoio de todo esse condomínio político que dá sustentação ao governador e que agora se fragmenta”, aponta Félix.

Depoimento de Daniel Vorcaro
Nesta sexta, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o empresário Daniel Vorcaro afirmou em seu depoimento à Polícia Federal, em 30 de dezembro, que conversou em mais de uma ocasião com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a respeito da tentativa de venda da instituição financeira ao BRB (Banco de Brasília).

Segundo Vorcaro, as conversas com o governador ocorreram de forma institucional e com a presença de outras pessoas. Ele afirmou ainda ter havido encontros pessoais, pontuando que Ibaneis já esteve em sua residência e que ele próprio já foi à casa do governador.

O governador, em entrevista à CNN, afirmou que esteve poucas vezes com Vorcaro e que jamais discutiu a operação entre as instituições financeiras. “Entrei mudo e saí calado.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário