Presidente da Câmara fez publicação considerada desrespeitosa para celebrar aprovação de PEC
Sexta-feira, (31) de outubro de 2025
Uma tentativa de comemorar a aprovação de uma proposta voltada à valorização dos professores acabou se transformando em um vexame nas redes sociais. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou na noite desta quinta-feira (30) uma imagem de um quarto de motel — cama coberta por pétalas de rosa e balões em forma de coração — para anunciar a aprovação da PEC 169/2019, que trata da acumulação de cargos públicos por docentes e servidores.
A escolha do cenário, no entanto, gerou perplexidade. Usuários de diferentes regiões do país classificaram a postagem como inadequada e desrespeitosa, apontando o contraste entre o teor da proposta e a estética da imagem. “O que os professores têm a ver com um quarto de motel?”, questionou uma internauta.
Críticas e constrangimento nas redes
O episódio ganhou ainda mais repercussão por ocorrer poucos dias após a Câmara anunciar um contrato de R$ 5 milhões com uma empresa de consultoria para aprimorar sua presença digital. A publicação de Motta teria sido inspirada em um post do jogador Vinícius Júnior e da influenciadora Virgínia Fonseca para anunciar a relação amorosa.
Na legenda da foto, o presidente da Câmara escreveu: “Aprovamos a PEC 169/2019. É a valorização do professor e do servidor público. O professor vai poder acumular o cargo público com outro de qualquer natureza. A proposta segue para o Senado Federal.”
Diante da repercussão negativa, Motta apagou a publicação. 
Por Ivan Longo da revista Fórum
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no Instagram, Facebook e Twitter.
