SETOR AUTOMOTIVO CRESCE 10%; TOYOTA ANUNCIA INVESTIMENTO BILIONÁRIO, NOVA FÁBRICA VAI GERAR 12 MIL EMPREGOS

Geraldo Alckmin afirma que a indústria voltou a crescer graças ao Governo Lula
Quinta-feira, (20) de março de 2025
O presidente Lula visitou nesta terça-feira (18), a fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), onde a empresa anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões no Brasil até 2030. Durante o evento, Lula falou sobre o avanço na produção de veículos desde o início de seu mandato.
“Quando eu voltei, em 2023, o Brasil só emplacava 1,6 milhão de carros por ano. E nós já chegamos a emplacar, no final de 2024, 2,6 milhões de carros. Já crescemos quase 1 milhão de carros emplacados em dois anos de governo”, disse o presidente. “E eu quero chegar a 3,6 milhões no ano que vem, a 4 milhões no outro ano e a 5 milhões no outro ano”, frisou.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou o crescimento do setor automotivo: “A indústria automotiva que vinha caindo nos últimos dez anos cresceu quase 10% no ano passado. E a venda de veículos cresceu 14,1%. A média da indústria automotiva no mundo cresceu 2%. No Brasil, cresceu praticamente 10%”.

A Toyota, presente no Brasil há 67 anos, passa por obras de expansão na fábrica de Sorocaba, primeira unidade da empresa fora do Japão. O plano de investimento inclui a construção de uma nova unidade para produção de modelos híbridos-flex, marcando o maior investimento da história da montadora japonesa no país.

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, destacou o alinhamento da empresa com as políticas governamentais de descarbonização. “Estamos alinhados com as diretrizes dos programas Combustível do Futuro e Mover, já que somos pioneiros no desenvolvimento e fabricação da tecnologia híbrida flex, cujos investimentos são contínuos desde 2015”, afirmou.

A nova fábrica, com previsão de operação para 2026, terá capacidade de produzir 100 mil carros por ano, um aumento de 50% em relação à atual capacidade. O projeto promete gerar 2 mil novos empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos.

Toyota anuncia investimento bilionário que vai gerar 12 mil empregos

Do montante, R$ 5 bilhões serão investidos até 2026. A expectativa é que o programa gere ao menos 2 mil empregos diretos e 10 mil indiretos até 2030.
Em sua fala, Geraldo Alckmin destacou a grande amizade entre Brasil e Japão e celebrou a volta do crescimento da indústria brasileira durante o governo Lula. 
“Nós estamos batendo recorde de crescimento da indústria. No ano passado, cresceu a indústria de transformação em 3,8% com a NIB, a Nova Indústria Brasil. O presidente Lula é trabalhador da indústria, metalúrgico, líder dos trabalhadores, e o presidente da indústria e a Toyota investir mais”, disse.
A nova fábrica terá 160 mil m² e capacidade produtiva de 100 mil carros por ano, um aumento de 50% em relação ao atual parque fabril de Sorocaba. Os veículos produzidos serão híbridos-flex , o que, para o vice-presidente, reforça o compromisso do país com a indústria verde. “A Toyota tem o compromisso com a descarbonização. Veículos híbridos-flex, isso é o que mais descarboniza no mundo, ele é elétrico e é etanol, valorizando nossa tecnologia.”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, durante o anúncio de investimentos.

Os investimentos na planta da Toyota que envolvem a promoção da descarbonização e novas tecnologias de eletrificação, fazem parte da NIB e do Programa de Mobilidade Verde, o Mover. Só neste ano, no Mover serão 3,9 bilhões de crédito financeiro para inovação, pesquisa, desenvolvimento e descarbonização. O programa foi lançado pelo governo federal em 2023,e amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva, além de estimular a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Lula contou que vai ao Japão em uma missão para discutir mais comércio e mais investimentos e afirmou que um país para ser soberano tem que ter o povo vivendo com qualidade de vida “Quando eu deixei a presidência da República em 2011, o Brasil emplacava 3,6 milhões de carro por ano e quando voltei em 2023, o Brasil só emplacava 1,6 milhões de carros por ano. Isso significou mais desemprego, menos salário, menos comércio. Então meu desejo é fazer a indústria crescer, fazer o salário das pessoas crescer”, assegurou o presidente.

Também estava presente no evento o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares, que ressaltou que Lula nunca deixou de lado o compromisso com a classe trabalhadora. “Nós éramos 19 mil metalúrgicos em 2002. No seu primeiro mandato e da Dilma chegamos a 45 mil. Perdemos dez mil postos de trabalho com a ‘farsa jato’. Agora somente nesses últimos dois anos, 3 mil postos de trabalho foram construídos na nossa região”, relembrou Soares.

Isenção do imposto de renda e geração de empregos 
Lula aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto enviado para o Congresso que deve beneficiar 10 milhões de brasileiros. Para ele, a ideia é tirar um pouco de quem tem muito, para dar para quem trabalha muito e não tem quase nada. “Sabe quem vai pagar? Apenas 141 mil brasileiros ganham acima de 600 mil reais por ano. Não tem política mais justa, mais humanista e mais fraterna que essa”, disse Lula.

O projeto que foi apresentado ontem (18) ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Se for aprovado entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, relembrou que a categoria está mobilizada para garantir a aprovação da medida. 
“A partir do momento que tem a isenção do Imposto de Renda, o trabalhador fica com mais dinheiro no bolso e, se ele fica com mais dinheiro vai consumir, vai comprar, inclusive, o carro da Toyota que é produzido aqui”.
Acompanhe o Blog do Zé Carlos Borges no InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário