CARROS DA TESLA DE ELON MUSK, ENFRENTAM ONDA DE INCÊNDIOS EM PROTESTO CONTRA O BILIONÁRIO DE EXTREMA DIREITA; VEJA AOS VÍDEOS

Declarações de Elon Musk e postagens do bilionário nas redes sociais desencadearam ataques contra veículos da Tesla nas últimas semanas
Quarta-feira, (19) de março de 2025
Carros da Tesla incenciados (Foto: Reprodução (Las Vegas Review-Journal))
Uma onda de protestos contra Elon Musk (e suas posições políticas) tornou os carros da Tesla alvos de vandalizações nas últimas duas semanas. Nesta madrugada, um suposto ataque incendiário atingiu vários modelos da marca em um centro de serviços em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Conforme as autoridades, o fogo começou por volta das 2h45 (horário local) no Tesla Collision Center, que fica na avenida West Badura. Em comunicado oficial, o Departamento de Polícia informou que “recebeu informações de que um indivíduo havia incendiado vários veículos no estacionamento e causado danos à propriedade”.

Os protestos contra carros da Tesla começaram logo após Elon Musk assumir o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), a convite do presidente dos EUA, Donald Trump. De início, os atos contra o CEO da montadora californiana foram brandos, com adesivos contendo mensagens contra Musk. Além disso, proprietários (alguns famosos) colocaram seus veículos à venda.

Foi o que fez Sheryl Crow. A cantora postou um vídeo (veja aqui) em que acena para o Tesla sobre uma plataforma em sinal de “adeus”. Na legenda, Crow escreveu: “diga-me com quem andas e te direi quem és”. E “chega um momento em que você tem que decidir com quem você está disposto a se alinhar. Adeus, Tesla”.

Tesla enfrenta sua maior crise
Mas o que começou aparentemente de forma pacífica, agora ganha contornos violentos. Além do incêndio em Las Vegas, outro protesto em Tigard, Oregon, teve disparos de arma de fogo. Segundo autoridades locais, “mais de uma dúzia” de tiros foram disparados contra uma concessionária da marca na cidade.

Este, aliás, foi o segundo ataque à mesma revenda, que foi alvo de sete balas que danificaram três carros e quebraram as janelas no dia 6 de março.

Na Alemanha, também houve protestos contra a Tesla após Elon Musk fazer postagens favoráveis ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão). Veículos da marca de elétricos foram incendiados e ativistas projetaram a mensagem “Heil Tesla” na fábrica da montadora, no subúrbio de Berlim.

Ações da Tesla derretem em boicote a Musk
A Tesla teve uma ascensão meteórica na indústria de carros e, nos últimos anos, tornou-se a marca líder mundial na venda de veículos elétricos. Esse sucesso também fez da montadora do bilionário Elon Musk uma das mais valiosas do planeta. Em 2024, foi a 4ª marca de carros com maior valor de mercado, avaliada em US$ 45,5 bilhões, e a 12ª geral no ranking “Top 100” da Interbrands. Entretanto, nos últimos dias a montadora viu seus papéis e seu valor de mercado despencarem.

Chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), o empresário não ocupa um cargo oficial no governo. A Casa Branca tem dito que ele não recebe salário e atua apenas como conselheiro de Trump. Musk pretendia fechar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - United States Agency for International Development, USAID.

Nesta terça (18), um juiz federal bloqueou os cortes adicionais do governo Trump na USAID. O magistrado afirmou que o desmonte da agência, determinado por Musk, violou a Constituição. Atualmente, o bilionário sul-africano tem a sua propriedade empresas como Space X (viagens espaciais), Tesla (carros), Neuralink (neurotecnologia) e rede social X, antigo Twitter.

Acompanhe as publicações do Blog do Zé Carlos Borges no InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário