Quinta-feira, (27) de fevereiro de 2025
Juazeiro conta, atualmente, com sete obras em andamento na rede municipal de ensino. São três novas escolas em construção e mais quatro em reforma. Todas as unidades estavam com suas obras paradas e foram retomadas pela Secretaria de Educação (Seduc), em janeiro. Entre elas, a Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro João Paulo II, que atende mais de 600 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A reforma da escola inclui revestimento, recuperação do telhado e instalação de forro, troca de portas, da rede elétrica antiga e climatização, entre outras melhorias. “Esperamos por essa obra há 27 anos e agora fomos agraciados. A reforma representa não só a qualificação da nossa estrutura física, mas a oferta de uma aprendizagem mais qualitativa, a ampliação do número de vagas e o fortalecimento do nosso lugar no bairro, como referência para os anos finais do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos”, pontuou a gestora da unidade, Yândria Mattos.
Laira Barbosa, de 14 anos, estuda na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, desde 2020. A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental afirmou que, agora, vai poder ver a sua escola com uma estrutura compatível ao seu potencial pedagógico. “A nossa escola sempre foi uma escola boa, com um desempenho muito bom. Agora, vai ficar ainda melhor, porque a escola vai ficar mais bonita, vai melhorar o ambiente e a gente não vai mais sentir tanto calor como antes”.
Em visita à unidade escolar, acompanhada pelo prefeito Andrei Gonçalves, a secretária de Educação, Maéve Melo, falou sobre a reforma da escola, que conta com um investimento de R$ 700 mil em recursos próprios do município. “Em janeiro de 2025, encontramos sete obras paradas. Dessas sete obras, todas foram retomadas. Agora estamos aqui, acompanhando a reforma do Dom Avelar Brandão Vilela, e estamos muito felizes porque os nossos alunos e professores merecem uma escola bonita, uma escola aconchegante e acolhedora”.