BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DO BRICS REFORÇANDO AGENDA DE TRANSFORMAÇÃO GLOBAL E COOPERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Ao longo de 2025, País estará à frente do foro reforçando o compromisso por uma governança global mais sustentável e inclusiva, estímulo à cooperação econômica e por financiamento contra as mudanças do clima
Quarta-feira, (01) de janeiro de 2025
A partir desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, o Brasil assume a presidência do Brics, agrupamento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que também inclui novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O país liderará o bloco com um foco renovado em governança inclusiva, inteligência artificial e estratégias de financiamento para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, a presidência brasileira se concentrará em dois eixos principais: o fortalecimento da Cooperação do Sul Global e a reforma da Governança Global. As principais prioridades da liderança brasileira no Brics, conforme destacadas pelo embaixador Eduardo Saboia, sherpa do Brasil no grupo, incluem a facilitação do comércio e investimentos entre os países membros, o desenvolvimento de um marco para a governança inclusiva da Inteligência Artificial e o aprimoramento das estruturas de financiamento para combater as mudanças climáticas, com especial atenção para a Conferência COP 30 de 2025.

Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador Saboia ressaltou a importância do Brics no cenário global, destacando que "se você quer construir um mundo melhor, um mundo sustentável, o Brics tem que ser parte dessa construção. E é importante que haja um entendimento entre esses países, porque esse entendimento ajuda você a alcançar um entendimento mais amplo com outros países". O Brics, com suas nações diversas e com sistemas políticos distintos, busca unir forças para soluções que beneficiem as populações, como explicou o embaixador: “Você tem esses países que são muito diferentes e com sistemas políticos diferentes, cada um com seus desafios, se entendendo e eles se reúnem todo ano. Isso é bom para todo mundo, porque dali saem soluções para a população”.

Além de promover a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico sustentável, o Brics visa fortalecer a cooperação política, econômica e social entre os membros e aumentar a representatividade do Sul Global na governança internacional. Como país anfitrião, o Brasil será responsável por organizar mais de 100 reuniões entre fevereiro e julho de 2025, em Brasília, que reunirão representantes dos países membros para debater as prioridades da presidência. A Cúpula do Brics, que reúne os chefes de Estado e de Governo, ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro.

Acompanhe as publicações do InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário