Chuvas na região dificultam trabalho buscas por vítimas. Forças de segurança atuam entre os dois estados para localizar os desaparecidos.
Terça-feira, (24) de dezembro de 2022
Morador de Amélia Rodrigues, a cerca de 90 km de Salvador, o caminhoneiro Beroaldo dos Santos, de 56 anos, é um dos 16 desaparecidos no desabamento da ponte que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A informação foi confirmada pela família, nesta segunda-feira (23).
"Ele é alagoano, mas mora em Amélia Rodrigues. Ele ainda está como desaparecido. Um representante da empresa foi para o Maranhão para ver se tem alguma informação", disse um familiar.
De acordo com informações, Beroaldo dos Santos trabalha como caminhoneiro há 30 anos.
Beroaldo dos Santos, de 56 anos — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
"Ele trabalha como caminhoneiro e viaja todo o Brasil há 30 anos. O vídeo mostra o momento em que o caminhão dele passa antes da ponte cair. Tudo indica que o caminhão dele estava com carga corrosiva", explicou um parente que preferiu não ser identificado.
O veículo que ele dirigia saiu de Arraias (TO) com destino a Imperatriz (MA). No caminhão, estava apenas o motorista.
Chuvas na região dificultam trabalho buscas por vítimas
As buscas pelas vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira entre Tocantins e Maranhão continuam, mas com dificuldade. Além da possível contaminação do rio, as chuvas não tem ajudado as equipes que atuam na região. A previsão é de mais tempestade para os próximos dias.
A ponte desabou na tarde do último domingo (22) após o vão da estrutura ceder entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O causa do acidente ainda é investigada. Equipes da marinha chegaram no local nesta terça-feira (24) e devem ajudar nas buscas. Mais de 10 pessoas estão desaparecidas. Até as 12h17 desta terça-feira (24) quatro corpos foram encontrados.
O Tocantins está com dois alertas de chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um amarelo que vai até esta quinta-feira (26) às 10h, e outro laranja, que vai até esta quarta-feira (25), às 9h. Nesse período estão previstas chuvas de 30 a 60 milímetros por hora, além de ventos forte. Os avisos também se estendem para a região do Maranhão.
Nesta terça-feira (24) e quinta-feira (25), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O clima deve seguir assim até a próxima sexta-feira (27).
O desabamento
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, no domingo, e deixou uma pessoa morta. Segundo autoridades, quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas estavam na parte da ponte que caiu.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e passa sobre o rio Tocantins. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. No sábado (21), um morador postou um vídeo na internet denunciando a situação.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.
A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.
"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA", diz o DNIT, em nota.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder.