Segunda-feira, (30) de setembro de 2024
Com 100% dos atendimentos por agendamento, o Governo do Estado ofertará cerca de 30 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, durante a campanha Outubro Rosa. Em Salvador, a ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem início em 1º de outubro e vai até o dia 31 do mesmo mês, sendo os exames agendados pelo site a partir desta sexta-feira (27).
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, haverá uma grande ação no dia 1º, na capital baiana, para marcar o início da campanha. “Na Arena Fonte Nova teremos oito unidades móveis que realizarão 1.085 exames de mamografia”, afirma.
A partir de 2 de outubro, ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.
Para agendar o exame é simples: basta acessar o site e escolher o dia, local e o turno, mas é importante ter atenção para os requisitos exigidos. São eles: não ter feito o exame a menos de um ano, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E, no dia do exame, é preciso levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica.
Locais
- Uneb - Cabula
- Mansão do Caminho - Pau da Lima
- OAF - Liberdade
- Salvador Norte Shopping - São Cristóvão
- Lar Harmonia - Piatã
- Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras - Cajazeira
- Policlínica de Escada - Escada
- Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Magalhães Neto (CAS) - Parque Bela Vista
- Vila Militar - Dendezeiros
- Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública - Cabula
- Hospital da Mulher e Centro Estadual de Oncologia
Referência nacional no cuidado feminino, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos promove uma série de atividades internas e externas voltadas para a conscientização do câncer de mama e do colo do útero, além de incentivar o empoderamento feminino. Internamente, rodas de conversa abordam os direitos das mulheres e o combate ao câncer de colo do útero.
Pacientes, acompanhantes e colaboradores também têm acesso a terapias integrativas, musicalização, oficinas de arte e afeto, e um cardápio afetivo. Entre os destaques está a ação de automaquiagem, seguida de um ensaio fotográfico com pacientes oncológicas.
Externamente, o hospital organiza duas blitzes de conscientização nos dias 12 e 26 de outubro, na Praça Ana Lúcia Magalhães e no Parque da Cidade, respectivamente. Além disso, no dia 17 de outubro, uma caminhada será realizada do Forte Monte Serrat até a Ponta de Humaitá, com concentração na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, reforçando a importância da campanha Outubro Rosa para o diagnóstico precoce do câncer.
Já o Centro Estadual de Oncologia (Cican) também está engajado na campanha Outubro Rosa. Haverá uma série de ações semanais voltadas para a conscientização, autocuidado e bem-estar das pacientes, além de realizar, ao todo, 140 exames de mamografia nos dias 19 e 26 de outubro.
Ações no interior
Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.
O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo, serão 90 exames.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 casos para este somente na Bahia. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
"A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor", detalha a médica e superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel.
A superintendente ainda pontua que o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.