HOMEM É PRESO SUSPEITO DE LAVAGEM DE DINHEIRO E ATUAÇÃO EM MILÍCIA; DEPUTADO ESTADUAL DA BAHIA É SUSPEITO DE CHEFIAR GRUPO

Quinta-feira, (22) de agosto de 2024
Um homem foi preso pela Polícia Federal na terça-feira (20), na operação "El Patron", que investiga o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, mais conhecido como Binho Galinha. Ele é suspeito de chefiar uma milícia responsável por lavagem de dinheiro em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

A ação desarticula uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogos de azar, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, além envolvimento com milicianos.

O homem detido era foragido da Justiça desde 7 de dezembro de 2023, data em que foi deflagrada a operação. Ele não teve nome divulgado e recebeu voz de prisão ao sair de um condomínio.

O investigado é apontado como um dos operadores financeiros da organização criminosa. Ele é suspeito de recepcionar em sua conta bancária elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados, com o objetivo de disfarçar a origem ilícita dos valores e desconexão com as atividades criminosas.

Com ele, foram apreendidos um veículo, uma pistola e celulares. Os materiais serão encaminhados para perícia. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou, por meio de nota, que o investigado também é suspeito de tráfico de drogas e homicídio.

A ação integrada foi realizada pela Força Correcional (FORCE) da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública, do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil e da Polícia Federal. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana.

Mandados de busca e apreensão
No dia 9 de agosto deste mês, a Polícia Federal cumpriu novos mandados de busca e apreensão no âmbito da "Operação El Patrón", em Feira de Santana.

Agentes voltaram à cidade em ação coordenada com a Força Correicional Especial Integrada (Force) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Receita Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MP-BA).

A medida foi autorizada pela 1º Vara Criminal de Feira de Santana, a fim de aprofundar as investigações sobre o uso de armas de fogo de uso restrito pelo grupo criminoso.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos e objetos que poderão fornecer provas adicionais sobre os crimes de posse e porte ilegal de armas de fogo, além do envolvimento dos acusados em outros atos ilícitos.

Desdobramento com Operação Hybris III
Em junho, a Polícia Federal cumpriu outro mandado judicial de busca e apreensão na casa do deputado estadual Binho Galinha.

Desde dezembro do ano passado, foram expedidos 10 mandados de prisão, 33 mandados de busca e apreensão. Os presos foram oito militares, a esposa e o filho do deputado. Também foram determinados o bloqueio de R$ 200 mil da conta dos suspeitos e a suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

Em 22 de maio deste ano, na segunda etapa da Operação Hybris, a PF fez alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e de 245 semoventes, como são chamados os animais de bando que constituem um patrimônio. Isso significa que os bens foram categorizados como garantia para o pagamento de uma dívida.

Em nota emitida pelos advogados que representam o político na ocasião, os defensores disseram que ele estava "colaborando de forma plena e irrestrita com todas as etapas do processo", e a "operação tem como objetivo criar desgastes políticos". [Confira comunicado na íntegra no fim da matéria]

Conforme informado pela PF, a investigação segue para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados, os investigados poderão ser condenados a penas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Acompanhe as publicações do InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário