LABORATÓRIO ALEMÃO ANUNCIA MEDICAMENTO INOVADOR NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Por meio da tecnologia de RNA mensageiro, o novo tratamento promete fortalecer o sistema imunológico de pacientes oncológicos
Quinta-feira, 21 de março de 2024
A BioNTech da Alemanha, empresa conhecida por produzir a vacina contra a COVID-19 em parceria com a Pfizer, divulgou nesta quarta-feira (20) uma queda nas receitas e lucros em 2023, que se deve à mudança de foco da empresa para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer, área que a BioNTech considera promissora para o futuro. A comercialização de um medicamento presente na vacina desenvolvida pelo laboratório já está prevista para 2026.

“A empresa pretende continuar a desenvolver os seus projetos tendo em vista o seu primeiro lançamento em oncologia”, destaca a nota da BioNTech. Fundada em 2008, a BioNTech concentrou seus esforços iniciais na pesquisa e desenvolvimento de imunoterapias para o câncer. A empresa já possui experiência no desenvolvimento de tratamentos para diversos tipos de tumores, incluindo próstata, melanoma, cabeça, pescoço e ovário.

Com a queda de mortes e infecções por Covid no mundo, o laboratório volta a concentrar seus esforços no combate ao câncer. A empresa espera ter dez de seus tratamentos contra o câncer aprovados para comercialização até 2030. A vacina vai utilizar uma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico contra as doenças e compete com o laboratório americano Moderna, que já prevê a liberação da vacina contra câncer de pele para o ano que vem.

De acordo com a BioNTech, em vez de atacar diretamente as células cancerígenas, as novas terapias imunológicas se concentram em fortalecer o sistema imunológico dos pacientes, permitindo que ele combata a doença de forma mais eficiente. “Existem muitos tipos de câncer em diferentes fases e a doença difere de um paciente para outro”, disse em comunicado o cofundador da BioNTech, Ugur Sahin.

“Nosso objetivo é desenvolver uma vacina contra o câncer feita sob medida para cada paciente”, diz. O laboratório alemão também acredita que será possível realizar tal feito, mas que o processo de produção será mais complexo em comparação às vacinas contra o coronavírus.

Tecnologia do RNA
A tecnologia do RNA mensageiro oferece novas perspectivas para o desenvolvimento de terapias que prometem ser inovadoras contra o câncer. Esse modelo de tratamento sofre é alvo de uma de intensa competição entre diversos gigantes do mercado farmacêutico.

O laboratório americano Moderna, um dos rivais da BioNTech, espera que a sua vacina terapêutica contra o câncer da pele, atualmente em testes, seja aprovada em 2025. As terapias estudadas pelas empresas não visam combater diretamente as células cancerígenas, mas fortalecer o sistema imunológico dos pacientes para que possam enfrentar a doença com mais eficiência.

Desafios do desenvolvimento
Uma das dificuldades é lidar com a “heterogeneidade e variabilidade” dos tumores, diferentes de um paciente para outro, combinando “diferentes mecanismos de ação”, explica a BioNTech.

— Existem muitos tipos de câncer em diferentes fases e a doença difere de um paciente para outro — explicou Ugur Sahin, cofundador da BioNTech, ao jornal Bild em novembro.

Decodificar todas as mutações possíveis é uma tarefa de longo prazo, tornando o desenvolvimento de tratamentos contra a doença mais complexo do que o da vacina contra a Covid.

— Nosso objetivo é desenvolver uma vacina contra o câncer feita sob medida para cada paciente — disse Sahin ao Bild.

Depois do salto nas receitas graças às vendas da vacina com a Pfizer, a empresa sediada em Mainz, no oeste da Alemanha, viu o seu volume de negócios voltar ao normal, nos 3,8 mil milhões de euros no ano passado, face aos 17,3 mil milhões em 2022.

Acompanhe as publicações do InstagramFacebook e Twitter.


Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também


ROBINHO É PRESO EM SANTOS PELA POLÍCIA FEDERAL E VAI CUMPRIR PENA DE 9 ANOS EM REGIME FECHADO POR ESTUPRO

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário