Sexta-feira, 20 de maio de 2022
A abertura do ciclo junino em Petrolina começa nesta sexta-feira (20), às 20h, com o São João dos Bairros, no José e Maria. A festa vai movimentar a economia da comunidade e os comerciantes e vendedores ambulantes já estão se preparando para atrair a clientela. João da Silva tem um bar próximo ao pátio de eventos, onde será realizada a festa. O comerciante preparou um cardápio diferenciado para atender ao público. “Além da cerveja, refrigerante e do caldo, acrescentei o espetinho, que normalmente não costumo vender. Espero um ótimo movimento, esse São João vai ser muito importante aqui para o bairro”, disse.
O presidente da Central Única dos Bairros (CUBAPE), que é parceiro na realização do São João dos Bairros, Pedro Caldas, fala da importância do retorno das festas juninas para o comércio local. “Passamos dois anos sem festas na cidade e agora com esse retorno as expectativas são as melhores possíveis. Os comerciantes já começaram a se organizar, alguns já até compraram as mercadorias. Está todo mundo animado e além do mais, o São João dos bairros é um resgate da nossa cultura nordestina e que valoriza as diversas manifestações culturais do petrolinense”, frisou Pedro Caldas.
Seis atrações vão passar pelo pátio de eventos do José e Maria durante o fim de semana. Na sexta-feira (20), Ana Costa, Gean Mota e Devinho Novaes vão animar a noite. No sábado (21), o agito é com Ítalo e Maciel, Jonathan Araújo e Malla 100 Alça.
Esquema de segurança
Para garantir a segurança da festa junina , a Prefeitura de Petrolina preparou um esquema. A festa vai contar com um suporte de instituições do Sistema de Segurança Pública Municipal, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla); a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), através da equipe de Disciplinamento Urbano e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Em cada noite de São João dos Bairros, a Guarda Civil vai atuar com 30 guardas. Eles vão contar com sete viaturas. A ideia é desenvolver um trabalho preventivo, em parceria com a Polícia Militar (PM). Já no setor de Disciplinamento Urbano estarão na ativa três fiscais e uma viatura. O Samu também vai estar de plantão nos pólos juninos com uma ambulância e equipe composta de socorrista e motorista. E a Ammpla vai atuar com duas viaturas, três motocicletas e cerca de 20 agentes os quais devem garantir a segurança de trânsito nas duas noites de forró.
Nenhum comentário:
Postar um comentário