Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021
A Petrobras (PETR4) anunciou alta dos seus preços médios para gasolina, diesel e GLP, nas refinarias, a partir de terça-feira, após reafirmar em comunicado sua independência do governo federal para definir valores, mesmo diante de pressões políticas. O preço médio de venda de gasolina nas refinarias da Petrobras subirá aproximadamente 8%, para 2,25 reais por litro.
Já o preço médio de venda de diesel será elevado em cerca de 6% para 2,24 reais por litro. O preço médio de venda de gás liquefeito de petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, passará a 2,91 real por kg (equivalente a 37,79 reais por 13 kg), um aumento médio de 0,14 real por kg (equivalente a 1,81 real por 13 kg).
“(O reajuste) na gasolina deixa o produto muito próximo da paridade com o preço internacional… o diesel ainda segue bem longe”, disse o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.
Nos cálculos do especialista, o diesel está com defasagem de 0,20 real por litro ante a paridade de importação. A Petrobras reiterou em nota que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio.
Silva destacou que o real segue desvalorizado frente ao dólar e o petróleo está bastante fortalecido, com perspectivas de programas de estímulo a economia em outros países e de arrefecimento da pandemia, com vacinas.
O presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, que tem apontado defasagem nos preços da estatal frente ao mercado externo, afirmou que os reajustes anunciados pela Petrobras “não são suficientes para eliminar as defasagens”.
O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.
As ações preferenciais da Petrobras operavam em queda de cerca de 1,45% às 12:42, após fecharem em alta de 0,69% na sexta-feira, mas longe das máximas do dia, de 4,4%. O Ibovespa subia 0,25% no início da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário