Terça-feira, 09 de fevereiro de 2021
A Barragem de Sobradinho, que fica no norte da Bahia, passou a operar com a vazão mais baixa dos últimos meses, de acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
A medida foi tomada na segunda-feira (8), por causa da previsão de chuvas abaixo da média. Agora, a barragem está com a vazão em 800 m³. Antes de ser reduzida, a vazão era de 900 m³. Apesar da redução parecer pouca, no final de 2020, a vazão chegou a 1.900 m³.
Por meio de nota, a Chesf informou que a medida foi tomada com base na previsão de baixa das chuvas previstas para esse período, além de uma otimização do sistema. Ainda segundo a Chefs, não há previsão de aumento nos próximos dias.
Apesar disso, a companhia pediu para que a população não ocupe as áreas da calha principal do rio, porque pode causar acidentes, caso seja preciso aumentar a vazão por motivo de emergência.
A Barragem de Sobradinho é o maior lago artificial da américa latina, com mais de 4 mil km² de área, além de ter capacidade para 32 km³ de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário