Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
A quinta-feira (18) começou com bastante chuva em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o Instituto Climatempo, existe a possibilidade de chuva para todo o dia. A temperatura na cidade tem mínima de 23 e máxima de 27 graus.
Vários pontos da cidade ficaram alagados. No Loteamento Geovana, a água ficou empoçada em um trecho da via. Também teve transtornos na Avenida dos Minérios, no bairro Dom Malan. No bairro Jardim Petrópolis, as rias ficaram alagadas logo nas primeiras horas de chuva. Para as pessoas que moram em invasões, a madrugada foi tensa por causa da chuva. Na Vila da Paz, a água entrou em muitos barracos.
Em nota, a Prefeitura de Petrolina disse que, “por se tratar de uma cidade plana, no qual não há um sistema de drenagem adequado, é comum que existam pontos de alagamento, principalmente, quando a precipitação é intensa em um curto espaço de tempo. Porém, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) está colocando em licitação um projeto que irá solucionar o problema de drenagem na cidade. Essa empresa que será contratada ficará responsável por desenvolver estudos das bacias hídricas e elaborar um plano de escoamento.
A Prefeitura de Petrolina tem atuado de maneira preventiva e dado manutenção na limpeza de canais de diversos pontos da cidade, além de realizar pavimentação e patrolamento que tem auxiliado na drenagem da água da chuva. Desde o início da manhã, as equipes de Serviços Públicos estão monitorando locais da cidade que tenham pontos de acúmulo de água e pondo as equipes nos locais mais críticos para solucionar os transtornos”.
Na terça-feira (16), a Agência Pernambucana de Aguas e Clima (Apac) emitiu um alerta meteorológico indicando possibilidade de chuva, com intensidade moderada a forte no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Apac, a confluência dos ventos em baixos níveis e um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) são as causas da chuva na região.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário