Terça-feira, 17 de março de 2020
Prefeituras de cidades da Bahia adotaram medidas de prevenção por causa do risco de disseminação do novo coronavírus. Entre as ações estão a suspensão de aulas nas redes privadas e públicas, fechamento de cinemas e academias, além de adiamento e suspensão de eventos com aglomeração de pessoas. Veja lista abaixo:
Mata de São João
A prefeitura do município na região metropolitana de Salvador decidiu por suspender aulas nas redes pública e particular de todo o município por 15 dias, contados a partir de quarta-feira (18).
Definiu, ainda, suspender todo e qualquer evento com público igual ou superior a 50 pessoas, cultos religiosos envolvendo mais de 50 pessoas, todos os eventos programados na Casa da Cultura, Centro de Convenções, Centro de Treinamento de Praia do Forte e no Estádio de Amado Bahia, todos os eventos públicos promovidos pelo município, a exemplo do Aniversário da Cidade, das Festas de Padroeiro, incluindo de Vila do Sauípe e do Areal, além de todas as atividades do Projeto Conviver, da Secretaria de Ação Social. A prefeitura ainda determinou que os passeios turísticos devem respeitar o limite de até 50 pessoas. A cidade não tem casos confirmados de coronavírus.
Lauro de Freitas
Suspensão, por 15 dias, das aulas nas escolas da rede municipal, a partir de terça-feira (17). Além disso, creches públicas e escolas da rede privada terão aulas suspensas a partir da quarta (18). O município não tem casos do vírus.
O decreto do município da região metropolitana de Salvador também serve para universidades, academias de ginásticas, parques, cinemas, teatros e demais casas de espetáculo. As atividades do Restaurante Popular, Cozinha Comunitária da Itinga, CRAS, CREAS e Central do Programa Bolsa Família também foram suspensas por 15 dias.
Camaçari
Suspensão das aulas em escolas, universidades e faculdades da rede de ensino pública e privada por 15 dias, a partir de terça-feira.
A prefeitura da cidade da região metropolitana de Salvador determinou ainda o licenciamento e autorização de eventos coletivos para público igual ou superior a 50 pessoas, pelo prazo de 90 dias. em Camaçari não há registro de coronavírus.
Porto Seguro
A prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, decretou a suspensão das férias para todos os funcionários da área da saúde em Porto Seguro. Na cidade foram confirmados três casos do Covid-19.
O governador Rui Costa também decretou a suspensão das férias e licenças prêmio de todos os funcionários da área da saúde do estado da Bahia, sejam eles médicos, enfermeiros ou técnicos.
Sobre as escolas públicas, o governador do estado publicou um decreto informando a suspensão das aulas por 30 dias na rede pública a partir de terça-feira em cidades onde foram registrados casos da doença: Porto seguro, Feira de Santana e Salvador.
Itacaré
A prefeitura do município no sul da Bahia definiu a ativação de um comitê para coordenar e gerenciar as ações preventivas e emergenciais para combater a Covid-19. Não há casos em Itacaré.
O decreto municipal suspendeu ou adiou, pelo prazo de 30 dias, todos os eventos festivos, shows ou qualquer atividade que envolva aglomeração de pessoas de caráter público ou privado. Os bares, restaurantes, pousadas, padarias, lanchonetes e similares deverão respeitar o distanciamento mínimo de pelo menos 1,5 metros entre as mesas, bem como a disponibilização de sabão e álcool gel para higienização das mãos.
Além disso as aulas da rede municipal estão suspensas por 30 dias. Será repassada para a Secretaria de Educação de Itacaré as orientações necessárias para o devido monitoramento da situação, recomendando medidas às instituições escolares e ações comportamentais aos pais, com a finalidade de manterem os alunos em casa.
Paulo Afonso
Prefeitura do município no norte da Bahia decretou situação de emergência na segunda-feira (16) devido ao aumento do número de casos do covid-19 em todo o mundo. O documento, de caráter preventivo e com validade de 90 dias, tem como objetivo a adoção de todas as medidas administrativas necessárias que visem combater a contaminação do vírus.
Foram suspensas as aulas na rede pública e também na rede particular até sexta-feira (20). Os atendimentos coletivos dos programas assistenciais do município, como CRAS, CREAS, Centro de Referência da Mulher, também foram suspensos por tempo indeterminado.
Os eventos que estavam marcados foram adiados ou cancelados. Não há casos de coronavírus em Paulo Afonso.
Vitória da Conquista
Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, não possui nenhum caso confirmado de Covid-19, mas o prefeito Herzem Gusmão, reforçou as medidas de prevenção no município através da publicação de decreto que passa a valer na quarta-feira (18).
Todas as escolas da rede municipal e estabelecimentos privados de ensino, incluindo universidades e faculdades particulares, terão as aulas suspensas por um período de 15 dias, que poderão ser prorrogáveis.
As inaugurações da prefeitura serão feitas sem a participação da população. Eventos com mais de 100 pessoas estão suspensos por 30 dias, assim como os eventos que precisam de autorização da prefeitura para acontecer.
Além disso, estão suspensos por igual período, os deslocamentos para fora do município de pacientes que estejam em tratamento eletivos, ou seja, em procedimentos médicos que são programados, que não são considerados de urgência e emergência.
Prefeitura de Juazeiro
Aulas das escolas municipais da cidade no norte da Bahia foram suspensas a partir de sexta-feira (13) pelo período de sete dias, após um decreto assinado pelo prefeito.
Além do coronavírus, a prefeitura alerta para a disseminação do H1N1. Recomendou-se ainda que as escolas particulares e estaduais também suspendam as aulas por sete dias.
Ainda no decreto, a prefeitura determinou que fica suspenso eventos, de qualquer natureza, com mais de 100 pessoas que exijam licença do poder público.
A Univasf e várias escolas da rede particular de ensino também suspenderam as atividades desde segunda-feira (16).
Prefeitura de Itabuna
A prefeitura de Itabuna, no sul do estado, também decretou a suspensão de qualquer evento que atraia mais de 50 pessoas, como festa, formaturas e seminários, pelo prazo de 30 dias. No município também não há casos confirmados do Covid-19.
Em documento, a gestão determinou ainda que restaurantes e bares coloquem as mesas numa distancia mínima de dois metros de distância uma da outra, para evitar contato entre os clientes.
Casos confirmados
- Até esta terça-feira (17), 13 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus por meio de testes, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Uma das pacientes já foi liberada do isolamento domiciliar.
- Mulher de 34 anos, de Feira de Santana, contaminada após retornar da Itália, com passagens por Milão e Roma, em 25 de fevereiro;
- Mulher de 42 anos, de Feira de Santana, trabalhadora doméstica que teve contato com a mulher de 34 anos;
- Idosa de 68 anos, de Feira de Santana, mãe da mulher de 42, que teve contato domiciliar com a 2ª paciente;
- Idoso de 73 anos, também de Feira de Santana, marido da mãe da trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com as 2ª e 3ª pacientes;
- Mulher de 52 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Espanha;
- Criança de 11 anos, de Salvador, filha da mulher de 52 anos, que também fez viagem recente à Espanha;
- Idoso de 72 anos, de Salvador, que fez viagem recente para a Itália;
- Homem de 49 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Alemanha e Espanha;
- Mulher de 50 anos, de Feira de Santana, que fez viagem recente aos Estados Unidos;
- Homem de 43 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
- Mulher de 35 anos, de Porto Seguro, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América;
- Mulher, de 42 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
- Homem de 42 anos, de Prado, que teve passagem por Milão e Londres.
Cuidados
Do G1
➤ Leia também
Nenhum comentário:
Postar um comentário