QUEIJOS DE CABRA COM VINHO E CACHAÇA PODEM SER ENCONTRADOS NA FEIRA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Domingo, 01 de Dezembro de 2019 
De sabor marcante, os queijos feitos com leite de cabra ganham cada vez mais mercado e estão se incorporando no dia a dia do consumidor. A agricultura familiar baiana está atenta a esse crescimento e, além de investir na produção, está inovando no sabor.

Queijo coalho de leite de cabra com orégano, maturado no vinho ou na cachaça. Esses são alguns dos sabores encontrados no Armazém Sertão do São Francisco, um dos 27 armazéns que compõem a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro.

Os queijos são produzidos por agricultores ligados à Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (Cooafjur), que participa pelo segundo ano do maior evento de comercialização e exposição da riqueza cultural e gastronômica do rural baiano.

Menos calóricos, ricos em proteínas e potássio, podem ser substitutos ideais para quem tem intolerância a lactose, se configurando como uma alternativa nutritiva aos queijos convencionais, além de estarem sendo amplamente utilizados na gastronomia.

Segundo o presidente da cooperativa, Ismael Carlos, participar desse espaço traz entusiasmo e esperança para os produtores de leite de cabra: “A Feira nos possibilita comercializar os nosso queijos e outros produtos à base de leite de cabra, como iogurtes, e cria oportunidade de estabelecer parcerias comerciais, proporcionando inserir os produtos no mercado e facilitar o acesso aos consumidores”.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e reúne a produção de agricultores familiares de toda a Bahia. 

Investimentos
A Cooajur é uma das cooperativas beneficiadas pelo edital Alianças Produtivas Territoriais, do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR/SDR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que visa estimular o crescimento produtivo da agricultura familiar. 

O edital Alianças Produtivas Territoriais é o primeiro edital na Bahia de apoio às cooperativas da agricultura familiar tendo como foco a relação comercial destas com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário