GESTORA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO APRESENTA EM EVENTO, NOVO SISTEMA INFORMATIZADO PARA REGULAÇÃO DE LEITOS

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
A proposta de um sistema informatizado para auxiliar na regulação inteligente dos leitos, chamado Regula HU, foi o grande vencedor do I Hackathon da Saúde do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Rede Ebserh (HU-Furg/Ebserh). A final do evento foi realizada nesta segunda-feira, 21, com a apresentação das oito propostas com soluções para a área de Atenção à Saúde do HU-Furg. Com o tema “Trilhando Caminhos da Inovação para a Saúde”, esse é o primeiro hackthon realizado na Rede Ebserh, composta por 40 hospitais universitários federais, além da sede da estatal. 

O grupo vitorioso desenvolveu um sistema informatizado, intuitivo, acessível de celulares, tabletes, notebooks ou microcomputadores, que faz a regulação inteligente de leitos, incluindo informações sobre a ocupação do leito, alta do paciente, tempo de ocupação, custos da internação, tempo de permanência, visualização informatizada do Kanban (ferramenta utilizada para sinalizar o tempo de permanência dos usuários) e necessidade de higienização do leito. Essa solução será apresentada à Presidência da Ebserh no próximo mês.

O sistema emite alertas de pendências para as equipes assistenciais e tem a possibilidade, que será avaliada, de integração com sistemas como o AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários). Esta ação facilita o acesso às informações de todos os leitos, em apenas uma tela.Entre as vantagens do “Regula HU” estão: automação de processos manuais, otimização e segurança no fluxo de comunicação, visibilidade dos processos, indicadores para a central de custos, maior qualidade na assistência ao paciente e agilidade na execução de tarefas.

“Esse tipo de ação é extremamente positiva para estimular inovações na Rede Ebserh. Nosso intuito é dar cada vez mais espaço para iniciativas como essa, que podem ser incorporadas em todos os hospitais e trazer grandes benefícios ao serviço público”, destacou a diretora de Tecnologia da Informação da Ebserh, Simone Scholze.

A equipe vencedora foi composta pelos empregados da Rede Ebserh Fernando Santos (que também é aluno do mestrado em Enfermagem da Furg) e Maiquélen Albrecht, além dos alunos da Furg Caio Ribeiro (Sistemas de Informação), Giulia Silveira (mestrado em Engenharia da Computação) e Ingrid Costa (Ciências Econômicas).

Evento
Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. Iniciado no dia 18 de outubro, o evento da Rede Ebserh foi constituído de uma maratona de inovação em que 68 participantes, divididos em oito equipes, buscaram soluções para desafios da área de Atenção à Saúde do HU-Furg/Ebserh.

A ação imersiva contou com 30 horas, totalizando quatro dias do evento. As equipes foram constituídas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados da Furg e de outras instituições de ensino, com intuito de proporcionar vivências em empreendedorismo e negócios. A atividade também contribuiu para o processo de aprendizagem de forma transversal, integrada e multidisciplinar.

Para desenvolver suas soluções, as equipes utilizaram diferentes tipos de tecnologias, visando resolver os problemas pré-definidos da área de Atenção à Saúde, que foram levantados a partir de oficinas realizadas com os colaboradores do próprio Hospital. Além disso, os grupos tiveram a oportunidade de visitar o HU-Furg/Ebserh, vivenciando a realidade e conhecendo a rotina de trabalho dos colaboradores e pacientes.

Entre as propostas apresentadas, estiveram soluções na área de regulação de leitos, agendamento de consultas em articulação com o gestor de saúde, rastreamento de prontuários, controle de acesso e unificação de dados, acompanhamento das cirurgias em tempo real e monitoramento dos pacientes internados. Para o gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, os trabalhos apresentados são interessantes e passíveis de serem implantadas. “Iremos analisar todas as contribuições para implantar melhorias em nossa gestão, trazendo inovação e qualificação ao trabalho que realizamos”, observou.

Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário