PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO RURAL DISCUTEM EM PETROLINA - PE MELHORIA NAS NORMAS REGULAMENTADORAS

Domingo, 16 de junho de 2019
A atualização, melhoria e implementação das Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança no Trabalho (NR’s) na agricultura regional, foram os principais temas discutidos nesta sexta-feira (14), durante encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR). No encontro, que reuniu profissionais de segurança e medicina do trabalho com atuação no Vale do São Francisco, foram apresentadas as dificuldades encontradas na implementação das NR’s em razão das especificidades regionais, das ações preventivas a serem adotadas no cultivo de uva e manga (as principais culturas dos VSF) e a necessidade de melhorias nas normas regulamentadoras que não foram atualizadas desde 1978. 

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Fábio Airom, as NR’s, além de estar em acordo com as características regionais devem caminhar em harmonia com a Legislação Trabalhista e Previdenciária. “Na nossa região são muitos os problemas com a interpretação que é dada às NR's, o que gera prejuízos com as fiscalizações e autuações indevidas," pontuou. 

Os profissionais em segurança do trabalho também definiram na reunião que será elaborado um Programa de Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho, com princípios básicos que devem ser adotados na prevenção de riscos do Vale, evidenciando a identificação dos riscos, as medidas preventivas já adotadas pela propriedade rural e as ações que poderão ser adotadas para eliminar ou neutralizar agentes que possam causar acidentes ou doenças ocupacionais. Medidas estas que garantam a saúde e a integridade física do trabalhador e também a preservação e proteção do meio ambiente e os recursos naturais. Atualmente existem no Brasil mais de 6 mil obrigações aplicadas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

O advogado e especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, Fábio Schnorr, lembrou que esta atribuição é da Comissão Permanente Regional Rural – CPRR, conforme alíneas “d” a “f”, do item 31.4.3, o incentivo de estudos e debates visando o aperfeiçoamento da NR 31 e apresentação de propostas de adequação nesta norma à Comissão Permanente Nacional Rural – CPNR. “Infelizmente a Comissão Regional do Nordeste não realiza qualquer reunião há muitos anos, impossibilitando a melhoria desta norma”, lamentou. 

Ainda durante o encontro, os participantes pediram que seja implementado um cronograma anual de seminários e treinamentos sobre segurança e medicina do trabalho na área rural. Em resposta a sugestão, o advogado e Mestre em Segurança do Trabalho, Fábio Schnorr, garantiu o agendamento dos seminários e treinamentos com os profissionais prevencionistas para a manutenção do trabalho de forma continuada. “O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina vai dar continuidade a este projeto que é de extrema importância para produtores e trabalhadores rurais”, concluiu. 

Esta é a segunda reunião do projeto que vai apresentar, em agosto próximo, as sugestões regionais para as Comissões e à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), visando melhorias nas Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança no Trabalho (NR’s) na Agricultura. A iniciativa começou no último dia 27, com uma palestra e reunião de produtores rurais e nos próximos encontros serão formados grupos de trabalho para análise da legislação vigente, elaboração dos questionamentos quanto à aplicação desta legislação, os principais riscos de acidentes na agricultura e a observação diária, em campo, da realidade e perspectivas da cadeia produtiva que é considerada a mais importante para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. 

CLAS Comunicação & Marketing

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário