JOVENS REALIZAM MAIS UMA FEIRA AGROECOLÓGICA E MOSTRAM O POTENCIAL PRODUTIVO DO SEMIÁRIDO BAIANO

Portal Feira Agroecológica Campo Alegre de Lourdes –BA 19 de junho de 2019

Quinta-feira, 20 de junho de 2019
Público na feira                                                Exposição dos produtos
Acreditando no potencial produtivo da agricultura familiar da região semiárida da Bahia. Principalmente, dos agricultores que trabalham com os princípios da agroecológica, jovens que vivem em comunidades rurais da região, realizaram no dia 14 de junho de 2019, mais uma feira agroecológica no semiárido, dessa vez na cidade de Campo Alegre Alegre de Lourdes-BA. 

A 2ª edição da Feira Agroecológica de Campo Alegre de Lourdes, teve como tema “Feira Diversidades do Sertão” e como lema: “somos da agroecologia precisamos cultivar as nossas sementes”. O contexto do evento mostrou a diversidade e a potencialidade de produção das comunidades rurais. 

A feira promovida pelos jovens foi um espaço de oportunidades de comercialização, divulgação, exposição, registro e troca de experiências entre agricultores e consumidores. Possibilitou também a geração de renda para os agricultores e o fornecimento de alimentos saudáveis para os consumidores. 

De acordo com a agricultora expositora, Dona Marineide Alves, da comunidade São Gonçalo, município de Campo Alegre de Lourdes, a feira foi de grande importância para os agricultores, pois conseguiu vender bastante seus produtos. Com a realização da feira o povo se conscientiza para estar consumindo produtos orgânicos e valorizando o produto sem agrotóxico. Ela ainda afirma que “diante das dificuldades os agricultores são capaz de produzir e expor seus produtos.” 

O evento possibilitou identificar o potencial produtivo dessas comunidades que vivem basicamente da agricultura familiar. No espaço de exposição mais de 40 comunidades ocuparam as 35 barracas disponíveis, entre elas, Barreiro do Espinheiro, Baixão dos Bois, Lagoa do Pedro, Ramalho, São Gonçalo, Milian, Maninho, Lagoa do Milho, Lagoa do Sal, Pitomba, Baixão do Calixto, Sitio Novo do Pedrão, entre outras, na sua maioria comunidades que são acompanhadas pelo Pró-semiárido, projetos do governo da Bahia, financiado pelo FIDA que vem fortalecendo os agricultores com infraestruturas produtivas. 

Na Feira Agroecológica foram comercializados diversos tipos de produtos, tais como: artesanatos de madeira, de barro, de pano e de diversos outros materiais, hortaliças, frutas, verduras, doces, bolos, biscoitos, mel de várias espécies, rapadura, cachaça brejeira, remédios caseiros, licores, grãos, mudas, churrasco, galinha, beiju, entre outros produtos alimentícios. 

A diversidade de produtos produzido pelos camponeses nos município do semiárido, em áreas de sequeiro, foi motivo de admiração para o público, centenas de pessoas da própria cidade, das comunidades rurais do município, como também vindas dos municípios de Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova, e até mesmo de cidades do sul do Piauí, visitaram o espaço de exposição e comercialização, e se encantaram com o grande potencial produtivo de uma região que vem passando por longas estiagens. 

Para o morador da cidade de Campo Alegre de Lourdes, Ednilton Ramos “a feira teve uma grande importância para o município, contribuindo tanto na economia local como na demonstração dos nossos produtos provenientes da agricultura familiar. Essa realização também foi importante para mostrar para o poder público que nossos agricultores tem potencial para alavancar nossa economia, bastando apenas de mais incentivos e políticas públicas”, diz o consumidor Edniton. 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário