PREFEITURA ALERTA PARA O PRAZO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Sábado, 18 de maio de 2019
Faltando duas semanas para finalizar a campanha anual de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta sobre a imunização. A meta preconizada pelo Governo de Pernambuco para o município é de vacinar 75.887 pessoas, mas apenas 64,7% fizeram uso da vacina, que é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina.

O público-alvo para a vacinação inclui idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a seis anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); policiais militares, civis, bombeiros e militares na ativa; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Destes, os professores, com apenas 46,42% de imunização, seguidos de idosos com 60,21% e gestantes, com 63,20% registram a menor procura pela vacina. Portanto, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, solicita a estas pessoas que procurem a unidade de saúde mais próxima.

“Lembramos que a campanha da vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio, portanto, é preciso que as pessoas consideradas dos grupos prioritários se conscientizem da importância da vacinação e procurem os postos para se proteger contra a doença. A vacina e a forma mais eficaz de resguardar a população, reduzindo hospitalizações e complicações da doença”, destaca a coordenadora de imunização do município, Marianna Araújo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização assegura proteção contra os tipos mais graves da influenza, e é uma importante aliada contra a gripe, sobretudo no período que antecede o inverno, quando há uma maior transmissão do agravo. Isso porque, durante essa estação, as pessoas procuram se resguardar em locais fechados com mais frequência. Como o vírus se propaga pelo ar, as pessoas, principalmente, as dos grupos prioritários para vacinação, ficam mais suscetíveis.

PREVENÇÃO
Além da vacinação, é recomendado lavar as mãos com frequência, usar lenços para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus da gripe.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário